CAMPUS ITAPERUNA

Evento

Semana Acadêmica do IFF Itaperuna encerra sua 6ª edição com mais de dois mil participantes

por Comunicação Social Campus Itaperuna publicado 21/10/2017 09h00, última modificação 26/10/2017 12h57
Programação incluiu uma série de palestras, oficinas, atrações culturais, visitas guiadas a laboratórios e salas temáticas, apresentação de trabalhos acadêmicos e torneios, entre outras atividades
Semana Acadêmica 2017 do IFF Itaperuna

Visita guiada a laboratório durante a 6ª Semana Acadêmica do IFF Itaperuna

A 6ª edição da Semana Acadêmica do Instituto Federal Fluminense (IFFluminense) Itaperuna terminou, nesta sexta-feira (20/10), contabilizando mais de dois mil participantes em seus três dias de programação, que incluiu uma série de palestras, oficinas, atrações culturais, visitas guiadas a laboratórios e salas temáticas, apresentação de trabalhos acadêmicos e torneios, entre outras atividades. Este ano, o evento aconteceu de forma simultânea ao 2º Congresso de Interdisicplinaridade do Noroeste Fluminense (Coninf) e à 1ª Semana da Mecânica.

VEJA AQUI O ÁLBUM COMPLETO DE FOTOS DA 6ª SEMANA ACADÊMICA

Na parte da manhã, cerca de 700 estudantes de escolas das redes municipais de Itaperuna, Laje do Muriaé e Italva e das redes estaduais do Rio e de Minas Gerais fizeram visitas guiadas a 15 salas temáticas montadas por alunos e servidores do Instituto, sobre temas como Astronomia, Direitos Humanos, Química, Robótica, Experimentos de Eletrotécnica, Exposição de Hologramas e Sociologia, entre outros, além de conhecerem laboratórios e participarem de atrações culturais e um jogo de perguntas e respostas sobre conhecimentos do Ensino Médio.

O público interno e externo teve a oportunidade de participar de palestras e oficinas nos turnos da tarde e noite. Dentro da programação do 2º Coninf, foram apresentadosmais de 100 trabalhos, entre banners e comunicações orais. Houve ainda um torneio de xadrez, realizado pelo Clube Enxadrista do IFF Itaperuna, e uma competição de tabelas periódicas para alunos do Curso Técnico em Química.

Credenciamento de participantes durante a 6ª Semana Acadêmica do IFF Itaperuna

As atividades da noite foram voltadas prioritariamente para as áreas de Informática e Eletrotécnica, além de Mecânica, que este ano contou com a 1ª Semana da Mecânica, com uma programação montada especialmente para os alunos do curso técnico. O evento teve palestras e oficinas ministradas por professores e profissionais que atuam no mercado, inclusive alguns deles ex-alunos do campus, como o técnico Adão Luiz de Carvalho:

"Foi maravilhoso poder contribuir com este evento. É um prazer voltar a esta instituição, pouco tempo depois de ter sido aluno, agora como profissional em um segmento com demanda para mão de obra qualificada, trazendo novos conhecimentos para os alunos de Mecânica, mostrando a eles mais uma oportunidade de atuação no mercado de trabalho em seu eixo de formação", ressaltou o palestrante.

A Semana da Mecânica incluiu ainda dois torneios que mobilizaram os alunos do curso. A 1ª Corrida de Ratoeiras foi realizada na quarta-feira (18/10) e contou com dez equipes na disputa. Os alunos construíram carros de corrida, cuja aceleração era feita a partir da mola da ratoeiras, que serviam como base para cada um dos carrinhos. Já na sexta-feira (20/10), foi a realizada a grande final do concurso de pontes de palito de picolé, que também contou com dez equipes na disputa.

Final do concurso de pontes de palito durante a 6ª Semana Acadêmica do IFF Itaperuna

Ao longo dos três dias de programação, a 6ª Semana Acadêmica teve ainda atrações culturais, como a apresentação dos grupos Parada Musical, do IFF Itaperuna, do Rock in Roça, do IFF Cambuci, e dos alunos da Licenciatura em Música do IFF Campos Guarus. Houve ainda apresentação da peça teatral "Auto da Compadecida", encenada por alunos do IFF Quissamã.

O evento recebeu também a visita do reitor do IFF, Jefferson Manhães de Azevedo; do secretário de Educação de Itaperuna, Professor França; da presidente da Fundação Universitária de Itaperuna (Funita), Soraya Rabelo; e do reitor da Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf), Luis Passoni, que foi um dos palestrantes na mesa de abertura do evento, com o tema "Educação em Debate: Novos Desafios em um Cenário de Mudanças".

A 7ª Semana Acadêmica do IFFluminense Itaperuna está prevista para ocorrer no segundo semestre de 2018.