CAMPUS ITAPERUNA

Semana Acadêmica do IFF Itaperuna inscreve para oficinas, minicursos, palestras e rodas de conversa

por Comunicação Social do Campus Itaperuna publicado 18/08/2022 09h48, última modificação 18/08/2022 09h51
O evento começa na próxima segunda, dia 22, e tem entrada aberta ao público, mas é preciso fazer a inscrição, tanto para participar das atividades quanto para a visitação das salas temáticas.
Semana Acadêmica do IFF Itaperuna

Contagem regressiva para a 9ª Semana Acadêmica do Instituto Federal Fluminense (IFF) Campus Itaperuna. A partir da próxima segunda-feira, dia 22 de agosto, serão cinco dias com mais de 30 atividades programadas, entre entre palestras, rodas de conversa, minicursos, oficinas práticas, competições esportivas e apresentação de salas temáticas. O evento é gratuito e tem entrada aberta ao público, mas é preciso fazer a inscrição previamente, tanto para participar das atividades quanto para a visitação.

Os interessados devem acessar o site https://eventos.iff.edu.br/9semanaacademicaitaperuna e, caso ainda não estejam cadastrados na plataforma, preencher o formulário disponível, informando um e-mail válido. Em seguida, é preciso clicar em "Realizar a inscrição", para fazer a inscrição geral no evento. E, atenção: para participar de minicursos, palestras e demais atividades que necessitam de reserva de vaga, os interessados deverão acessar a área de programação da página do evento e clicar em "+participar", ao lado de cada uma das atividades que queiram se inscrever.

A abertura da 9ª Semana Acadêmica será na segunda-feira, às 14h, no Cineteatro, seguida da palestra "Compreendendo os transtornos de aprendizagem e o TEA no âmbito escolar", que é voltada prioritariamente a profissionais da área de Educação e estudantes de cursos de licenciatura.

Até a sexta-feira, dia 26, a programação inclui uma série de outras palestras, rodas de conversa, minicursos e oficinas práticas sobre temas como "Formulações para sabonete líquido", "Introdução ao Desenvolvimento de Jogos 2D com Construct 3", "Covid: O que aprendemos? Monkeypox: O que vem por aí?", "Engenharia submarina empregada na produção de óleo e gás", "Oficina de Óleos Essenciais", "Sistemas Mecânicos Automotivos", "Instrumentos e Metodologias Avaliativas de uma Escola Presente e Transformadora", "Seleção de Ferramentas de Corte na Usinagem", "Café com Química", "Introdução à Ciência de Dados", "Correção de fator de potência para iniciantes" e "O processo de ensino aprendizagem e suas especificidades", entre diversos outros.

Salas Temáticas

Uma das principais atrações da Semana Acadêmica do IFF Itaperuna, a visitação às salas temáticas acontecerá na terça, quarta e quinta-feira, no turno da manhã, com 12 espaços montados por alunos e servidores, tratando de temas da atualidade e experimentos técnicos, com demonstração de equipamentos de laboratórios, encenações teatrais, apresentações musicais e os mais diversos momentos de integração com o público do evento. As exibições acontecerão sempre no turno da manhã e receberão visitas guiadas dos estudantes da rede municipal de ensino de Itaperuna e de cidades próximas.

As salas temáticas deste ano serão as seguintes:

• Tons e cores na Matemática
  • Navegar é preciso!
  • Mar de elementos
  • A eletrotécnica em nossas vidas
  • Primavera silenciosa
  • Os marketeiros – nos caminhos do Marketing
  • Astrocine: Astronomia e cinema para a popularização da Ciência
  • Cultura e diversidade: aprendizados da escola pública
  • Princesas revolucionárias
  • Quem somos nós
  • Qual é a música? um museu que se ouve
  • Sala do "por quê?"

Lembrando que para participar da visita às salas temáticas também é preciso fazer previamente a inscrição geral no evento, acessando o site https://eventos.iff.edu.br/9semanaacademicaitaperuna.

Olimpíada Estudantil

Além das tradicionais salas temáticas e programação de palestras e oficinas, a 9ª Semana Acadêmica traz uma novidade: este ano, o evento abrigará também de forma conjunta a realização da 7ª Olimpíada Estudantil do IFF Itaperuna. Será curso contra curso, com times formados pelos alunos dos Cursos Técnicos Integrados que disputarão partidas de futsal masculino e feminino, vôlei misto, queimada mista, atletismo (corrida de velocidade), xadrez e natação masculina e feminina.

Os jogos acontecerão a partir da terça-feira, dia 23, sempre no turno da tarde, conforme programação que será divulgada pela equipe de Educação Física do campus.

Veja a programação completa da Semana Acadêmica, os detalhes do evento e os links de inscrição nas atividades  em https://eventos.iff.edu.br/9semanaacademicaitaperuna.