CAMPUS ITAPERUNA

Notícias

Neabi

Sexto Novembro Negro do IFF Itaperuna acontecerá nos dias 23 e 24/11, com mesas-redondas online

por Comunicação Social do Campus Itaperuna publicado 06/11/2020 16h00, última modificação 24/11/2020 14h29
Tema do evento deste ano será "10 anos do Estatuto da Igualdade Racial: desafios e perspectivas da luta contra o racismo". As inscrições poderão ser feitas a partir de 9 de novembro.

Vem aí a 6ª edição do Novembro Negro do Instituto Federal Fluminense (IFF) Campus Itaperuna, que este ano acontecerá integralmente no formato online e debaterá o tema "10 anos do Estatuto da Igualdade Racial: desafios e perspectivas da luta contra o racismo". O evento, que é organizado pelo Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas do IFF Itaperuna (Neabi), acontecerá nos dias 23 e 24 de novembro, com transmissão ao vivo pelo canal oficial do campus no Youtube, o IFF Tube Campus Itaperuna. As inscrições poderão ser feitas, a partir de 9 de novembro, pelo site eventos.iff.edu.br/sextonovembronegro.

O coordenador do Neabi e professor de História do IFF Itaperuna, Márcio Toledo, destaca que o objetivo do evento este ano é trazer para o centro dos debates os dez anos do Estatuto, que foi criado para garantir à população negra a efetivação da igualdade de oportunidades, a defesa dos direitos étnicos individuais, coletivos e difusos e o combate à discriminação e às demais formas de intolerância étnica.

"Dentro deste contexto, o 6º Novembro Negro convida os participantes a pensarem o Estatuto como um importante instrumento na defesa da equidade racial e do combate ao racismo, assim como propõe a reflexão sobre as principais provocações que o mesmo tem feito à sociedade brasileira no campo das relações raciais, de que modo ele tem sido operacionalizado para a defesa da população negra, que conquistas concretas trouxe e quais têm sido os principais desafios para a sua efetiva implementação", explica Márcio.

Ao longo dos dois dias, acontecerão quatro mesas-redondas, com temáticas voltadas à reflexão da questão racial numa perspectiva articulada, plural e diversificada.

"Neste sentido, também serão discutidos o papel da juventude na luta antirracista, a saúde da população negra, e, para finalizar, teremos uma conversa sobre Afrocentrar e as estratégias de fortalecimento da população preta. A ideia é aproveitar a oportunidade para levantar questões ligadas ao debate racial e promover reflexões sobre a luta antirracista na atualidade! Esperamos que se inscrevam, que participem e gostem!", ressalta o coordenador do Neabi.

O Novembro Negro é organizado pelo Neabi com apoio do Movimento Afro-Brasileiro de Itaperuna (Moabi), do Centro de Memórias do IFF Itaperuna, do Núcleo de Gênero e Diversidade (Nugedis) do IFF Itaperuna e do DiEsin.

Veja a programação completa do evento:

Segunda-feira, dia 23/11

17h30
Abertura do evento: Mesa-Redonda "O Estatuto da Igualdade Racial: Lutas, Conquistas e Desafios"
Mediador: Marcelo Cucco (mestre em Relações Étnico-Raciais pelo Cefet-RJ e professor do INES)
Debatedores: dr. Marcelo de Paula Perdigão (advogado diretor do Moabi); Marlene Oliveira (presidente do Moabi, técnica em Enfermagem e servidora pública); e dr. Northon Ribeiro Moreira (advogado, Secretário-Geral da Comissão de Igualdade Racial da OAB/ES e assessor jurídico da Secretaria da Justiça do ES)

19h30
Mesa-Redonda "O Papel da Juventude na Luta Antirracista"
Mediadora: Drielle da Silva Pereira (doutoranda em História pela UFF e professora no Ensino Superior privado e na Rede Estadual de Educação do Rio)
Debatedores: Adriano Mendes (cria da Maré, mestrando em Planejamento Urbano e Regional pela UFRJ e coordenador do preparatório em concursos públicos para favelados Orosina Vieira); Gabriel Vicente (técnico em Administração pelo IFF, graduando em Direito pela UNIG e coordenador de gênero e antirracismo do Moabi); Juliana Andrade (aluna do 3ª ano do Ensino Médio no Colégio Pedro II, co-fundadora do @Coletivogbara e representante do Rio no Parlamento Juvenil do Mercosul).

Terça-feira, dia 24/11

17h
Mesa-Redonda "A Saúde Mental da População Negra"
Mediador: Lucas Prudêncio (ex-bolsista do Neabi e acadêmico do Bacharelado em Administração pelo IFSMG)
Debatedoras: Maria Carolina Barbalho (mestra em Psicologia Social pela UERJ e psicóloga do IFF Campus Cabo Frio); Flávia Sampaio (doutoranda em Estudos da Linguagem na UFF e professora de Língua Portuguesa e Espanhola no IFF Campus Itaperuna)

19h
Mesa-Redonda "O Que é Afrocentrar? Estratégias de Fortalecimento da População Preta"
Mediadora: Alice Pacheco Martins (aluna do IFF Itaperuna e bolsista do Nugedis)
Debatedores: Gabriel Vicente (técnico em Administração pelo IFF, graduando em Direito pela UNIG e coordenador de gênero e antirracismo do Moabi); Renata Dornelles (mestra em Literatura pela UFRJ, professora de Língua Espanhola na Prefeitura do Rio e na rede FAETEC e Coordenadora do NEAB Sankofa)

 

O IFF Itaperuna segue com suas atividades presenciais suspensas. É possível entrar em contato com os setores administrativos, das 8h às 17h, pelo telefone (22) 98810-7097 e pelo e-mail atendimento.itaperuna@iff.edu.br.