CAMPUS MACAÉ

Você está aqui: Página Inicial > Nossos campi > Macaé > Biblioteca

Biblioteca

por Campus Macaé publicado 09/11/2015 12h17, última modificação 16/08/2022 17h20
Saiba mais sobre a biblioteca do Campus Macaé

A Biblioteca tem a missão de organizar, disseminar, preservar e promover a informação através dos seus mais variados meios, dando suporte às atividades educacionais, científicas, tecnológicas e culturais do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia Fluminense – Campus Macaé, visando ao desenvolvimento e ao crescimento da sociedade brasileira e à difusão do saber.

 É constituída por sua instalação física e por todo o seu acervo documental (seção de acervo geral, referência e periódicos), estando subordinada hierarquicamente à Diretoria de Ensino. Conta ainda com ampla coleção de literatura e áreas correlatas.

 

 

CADASTRO

 A utilização de todos os serviços oferecidos é restrita ao usuário interno devidamente cadastrado no sistema de informatização da Biblioteca, encontrando-se nesta categoria: alunos regularmente matriculados nos Campus do IFF, funcionários administrativos e professores do IFF, casos em que o cadastro deve ser atualizado no momento da primeira utilização..

 

 

ACESSO

 A Biblioteca está aberta à comunidade externa especificamente para Consulta local do acervo, observados o horário de atendimento estipulado e a prioridade da comunidade interna na utilização do espaço físico e dos serviços.

 O acesso aos serviços da Biblioteca está condicionado à prévia identificação do usuário, através da apresentação de documento com foto ao funcionário do atendimento.

O documento exigido aos alunos regularmente matriculados em quaisquer campi será a carteira de estudante, atualizada, do Instituto Federal Fluminense. Aos usuários da comunidade externa será exigido um dos documentos originais com foto e válidos onde conste o número de CPF (que será utilizado para fins de cadastro), a saber: Carteira de Identidade (RG), Carteira Nacional de Habilitação, Carteira Nacional de Trabalho, Carteiras Profissionais emitidas pelos Conselhos Nacionais válidas e Passaporte.

 

CONSULTA LOCAL

 Os usuários da comunidade interna do IFF podem utilizar os materiais bibliográficos para consulta local na sala de leitura da Biblioteca e nos espaços externos (salas de aula e laboratórios). Neste último caso é permitido a retirada de até dois volumes, de títulos diferentes, simultaneamente, pelo período de até duas horas a contar do horário da retirada do item.

 O usuário visitante não poderá retirar itens do acervo na modalidade de empréstimo domiciliar ou por hora, sendo seu uso restrito ao espaço da biblioteca.

  A não devolução do item emprestado por hora no período estipulado implicará a suspensão do usuário interno pelo prazo de 1 dia a cada hora de atraso, nos quais não poderá utilizar os serviços de empréstimo por hora e/ou empréstimo domiciliar.

 

EMPRÉSTIMO DOMICILIAR

  •  Alunos do Ensino Médio Integrado, EJA Técnico e Técnico Subsequente: até dois volumes quaisquer, de títulos diferentes, pelo prazo de sete dias, renováveis, caso a obra não esteja reservada ou sob solicitação especial;
  • Alunos do Ensino Médio e Superior na condição de monitor: até três volumes quaisquer, de títulos diferentes, pelo prazo de sete dias, renováveis, caso a obra não esteja reservada ou sob solicitação especial;

  • Alunos do Ensino Superior e Pós-Graduação: até três volumes, sendo dois didáticos, técnicos ou monográficos e um de literatura, de títulos diferentes, pelo prazo de sete dias, renováveis, caso a obra não esteja reservada ou sob solicitação especial;

  • Servidores docentes ou administrativos: até quatro volumes – de títulos diferentes – pelo prazo de 14 dias, caso a obra não esteja reservada ou sob solicitação especial.

  • Docentes responsáveis por disciplinas no curso superior e mestrado, e ensino médio -
    terão direito à modalidade de empréstimo semestral de um título como livro de apoio, devendo ser renovado, a cada semestre, sob pena de suspensão de um dia a cada dia de atraso para esse tipo de material. Esse tipo de empréstimo deverá ser autorizado pela Coordenação da Biblioteca, em função do quantitativo do acervo disponível para os demais usuários.

 

É facultado à Biblioteca do IFFluminense Campus Macaé o empréstimo de materiais especiais: CDs/DVDs, fitas de vídeo, microfilmes, microfichas, mapas, folhetos, hemeroteca, etc.

São excepcionalmente emprestados aos usuários da comunidade interna, a critério da Coordenação da Biblioteca, os dicionários das Línguas Portuguesa, Inglesa e Espanhola e calculadora, a título de empréstimo por hora com prazo de devolução de até 24h, desde que devidamente justificada a necessidade

 

Não são passíveis de empréstimo:

  1. Obras de referência (enciclopédias, dicionários, índices, etc.);

  2. Obras que a Biblioteca possua no acervo um único exemplar;

  3. Obras que tenham sido colocadas como exemplar exclusivo para consulta local (identificados pela capa ou fita lateral vermelha);

  4. Obras raras e coleções especiais;

  5. Periódicos.

  6. acervo audiovisual (CD ́s; DVD ́s, etc.);
  7. folhetos;
  8. calculadora científica;
  9. apoio para leitura;
  10. chave de armário/escaninho;
  11.  canetas e apagador de quadro;
  12. tablets
  13. acervo da gameteca

 

Os itens identificados nos itens 1, 2, 3 e 8 podem ser emprestadas aos usuários no período noturno, a partir das 20h, com devolução no próximo dia útil, desde que o usuário não tenha esgotado a sua cota de empréstimo domiciliar.

EMPRÉSTIMO ENTRE BIBLIOTECAS
A Biblioteca do Instituto Federal Fluminense Campus Macaé compreende que a cooperação entre Campi é essencial para o melhor aproveitamento dos estudos por parte dos alunos. Por isso mantemos um canal aberto com os bibliotecários e as bibliotecárias dos campi Guarus, Cabo Frio, Quissamã, São João da Barra, Bom Jesus do Itabapoana e Itaperuna para a promoção do empréstimo de materiais entre as bibliotecas.
O usuário interessado deve verificar a existência do material desejado, no terminal www.biblioteca.iff.edu.br e a sua disponibilidade para o empréstimo nas bibliotecas supracitadas.
Após essa verificação, o usuário deverá preencher um formulário para solicitar o empréstimo, que pode ser obtido em https://forms.gle/ajgBJbzPVKUJpobVA . Não serão aceitas solicitações com dados incompletos. 

Clique aqui para abrir a regulamentação completa sobre empréstimo entre bibliotecas.

RENOVAÇÃO

 O empréstimo pode ser renovado por duas vezes, mediante a apresentação do material bibliográfico  ou renovação no terminal de atendimento web, dentro dos prazos estipulados neste Artigo, e a partir da data de vencimento, desde que não haja reserva ou solicitação especial, considerando o interstício de dois dias para empréstimo domiciliar do mesmo título.

 

 RESERVA

 Poderá ser solicitada a reserva do material bibliográfico que não estiver disponível na Biblioteca e que já não esteja emprestado ao solicitante. O material bibliográfico ficará reservado ao usuário solicitante por até dois dias após a sua devolução, sendo este comunicado através de e-mail da disponibilidade de sua reserva bem como do prazo para a sua retirada.

 

INFRAÇÕES E PENALIDADES

Constituem infrações disciplinares para a Biblioteca do IFFluminense Campus Macaé:

  1. Atrasar a devolução;

  2. Danificar e/ou extraviar o material bibliográfico,

  3. Descumprir os deveres de usuário (alunos e servidores e visitantes).

Constituem penalidades para a Biblioteca do campuscampus Macaé a suspensão do usuário na
utilização dos serviços prestados pela Biblioteca (todos os serviços de circulação, exceto o de
uso do espaço, com a retirada de chaves), podendo, ainda, o usuário responder
administrativamente por atos de infração disciplinar comeOda, dependendo da gravidade desta,
nos parâmetros do Regimento Interno do Campus Macaé destacadas nos capítulos V e VI.

A suspensão será aplicada no caso de atraso na devolução de empréstimos, e a reposição em caso de dano ou extravio de material bibliográfico.

O usuário que danificar ou extraviar material bibliográfico é obrigado a ressarcir a Biblioteca mediante a reposição de obra idêntica ou de outra obra, a critério da Coordenação da Biblioteca, ou ainda, como alternativa, a pagar o valor correspondente à obra extraviada ou danificada, acrescido das despesas com a sua aquisição, ficando seu cadastro suspenso e ele impedido de usar os serviços da biblioteca até a regularização da situação.

A liberação de nada consta ficará sujeita à regularização de todos os débitos e devolução de material pendente.

 

INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES

Não é permitido o acesso de usuários às dependências da Biblioteca portando bolsas, mochilas, malas, etc., alimentos, bebidas, celulares, aparelhos sonoros que perturbem o ambiente de estudo, assim como objetos que possam colocar em risco a integridade física dos usuários, material bibliográfico, das instalações e patrimônio em geral da Biblioteca.

O material de uso pessoal do aluno deve ser guardado nos armários antes do acesso ao salão de leitura. A Biblioteca não se responsabiliza pela guarda desses objetos.

A Biblioteca do IFFluminense Campus Macaé é responsável pela guarda, manutenção, conservação e integridade do material bibliográfico constante de seus acervos.

O usuário é responsável pelo material bibliográfico colocado a sua disposição, seja para consulta local ou empréstimo domiciliar, devendo utilizá-lo com o devido cuidado a fim de preservar a sua integridade.

Constitui obrigação da Biblioteca fornecer o “Nada Consta”, documento referente à situação do usuário para com a Biblioteca.

 

Acesse aqui o texto na íntegra do Regimento da Biblioteca.

Formulário para sugestões aqui.

Contatos:

www.bibliotecaiffmacae.blogspot.com.br

www.facebook.com/biblioteca.macae

coorbi.macae@iff.edu.br

 

Horário de Funcionamento: 8h às 20h

Tel: (22) 3399-1523

Ramal: 1523

Rodovia Amaral Peixoto, km 164, Imboassica, Macaé-RJ

registrado em: ,