CAMPUS MACAÉ

Conquistas

Alunos do campus Macaé são aprovados em Programa de Mestrado da UFRJ

por Valdênia Gomes Miranda Lins publicado 10/06/2016 15h41, última modificação 10/06/2016 15h52
Alunos recém-formados, do curso de Engenharia de Controle e Automação do campus Macaé, foram aprovadas na seleção para o Mestrado em Engenharia Elétrica da COPPE/UFRJ.

Fabrício destacou a importância da Secai na conquista do mestrado. (Foto: Tiago Quintes) Os alunos recém-formados da Engenharia de Controle e Automação, Fabricio Aguiar de Oliveira e Luiza Ribeiro Marnet, foram aprovados no processo de seleção para o Programa de Mestrado em Engenharia Elétrica, área de Inteligência Computacional, da UFRJ. A COPPE – Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia, onde funciona o curso, é o maior centro de ensino e pesquisa em engenharia da América Latina.

Fabricio contou que optou pelo curso por influência das palestras sobre redes neurais, ministradas na 4ª Semana de Engenharia de Controle e Automação – Secai do campus Macaé, em 2013, pelo professor doutor da UFRJ, Luiz Pereira Calôba. O estudante se interessou pelo tema e fez até o seu Trabalho de Conclusão de Curso a respeito da aplicação Neuro-Fuzzy em sistema de posicionamento dinâmico de embarcação.

Para o aluno, o contato do IFF com a COPPE/UFRJ, através da Secai, contou muito para seu ingresso no mestrado, inclusive sua justificativa de escolha do curso, apresentada durante o processo de seleção, chamou a atenção dos docentes do programa. “Os alunos da Engenharia precisam sempre buscar participações externas para a realização da Secai, isso é muito importante e dá maior visibilidade ao curso”, comentou Fabricio.

Aluna do Campus Macaé, Luiza Marnet, aprovada para mestrado. Já a estudante Luiza Ribeiro Marnet disse que se interessou pelas sub-áreas do curso, Redes Neurais e de Reconhecimento de Padrões e Análise de Clusters, o que despertou sua vontade de continuar seus estudos nesse campo. “Ao longo da graduação, me apaixonei por lógica de programação e, em meu TCC, trabalhei com processamento de imagens digitais e detecção de características faciais”, explicou ela, acrescentando que ficou encantada com a parte de reconhecimento de padrões.

As aulas do mestrado terão início ainda este mês e as expectativas são acerca da adaptação à rotina da universidade e do aprofundamento dos conhecimentos nas áreas de interesse. Tanto Fabricio quanto Luiza pensam na possibilidade de iniciarem um curso de doutorado após a conclusão do mestrado.

Comunicação Social do campus Macaé