CAMPUS MACAÉ

Competição

Campus Macaé participa da 1º Olimpíada Brasileira de Satélites

por Valdênia Lins - Campus Macaé publicado 26/05/2021 10h25, última modificação 26/05/2021 10h25
Duas equipes estão na competição, uma do Ensino Médio e outra da Graduação.
guardioes do mar.png

Equipe de estudantes do Ensino Médio.

Estudantes do Campus Macaé estão participando da 1º Olimpíada Brasileira de Satélites promovida pelo Ministério da Ciência e Tecnologia e organizada pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) em conjunto com a Agência Espacial Brasileira (AEB/MCTI), o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE/MCTI) e a Escola de Engenharia de São Carlos (EESC), da Universidade de São Paulo (USP). O IFF Macaé participa com equipes de nível 2 (Ensino Médio) e 3 (Graduação).

A equipe de nível 2 “Guardiões do Mar” é composta por Mylena Bento, Sanny Alcântara, Bruno Pereira e José Henrique Ferreira. A equipe “Lagarsat” é formada pelos estudantes da graduação Caio de Paula, Gabriel Souza, Suellen Siberlick e Thiago Alves. Ambas contam com a orientação do professor Eduardo Beline.

Segundo Beline, o projeto da Lagarsat, busca-se novos modelos de mensuração de dados quantitativos de qualidade da água para a Bacia Hidrográfica do Rio Macaé, por intermédio de comunicação via CubeSat (nanossatélite). Já no projeto da Guardiões do Mar, a ideia é expandir a área de cobertura do tráfego marítimo na região usando AIS (Automatic Identification System) embarcado no CubeSat.

A primeira fase do evento é a de planejamento dos satélites que serão testados na segunda fase e lançados na terceira e quarta etapa, que serão realizadas regional e nacionalmente, respectivamente. A última fase é de divulgação do projeto vencedor em nível internacional. Os classificados para a segunda fase da Olimpíada serão divulgados em 31 de maio. A premiação da primeira fase são kits de satélites educacionais. Saiba mais no site do evento.