CAMPUS MACAÉ

Formação Profissional

Egressos de cursos técnicos participam de treinamentos no exterior

por Valdênia Lins - Campus Macaé publicado 16/05/2023 11h24, última modificação 16/05/2023 11h57
Profissionais destacam a contribuição do IFFluminense em suas trajetórias.
Egressos Macaé Noruega.jpg

Os egressos do IFFluminense Davi, Kaique e Guilherme participam juntos de curso na Noruega.

Estudantes formados nos cursos técnicos do Instituto Federal Fluminense participam no exterior de treinamentos oferecidos por empresa do ramo off-shore. O ingresso deles no mercado de trabalho foi intermediado pelo IFFluminense, seja por realização de processo seletivo em parceria com a empresa, seja por divulgação da oportunidade de emprego. Os profissionais foram direcionados para treinamentos conforme suas áreas de atuação.

O primeiro grupo de egressos encontra-se na Noruega, onde passarão três meses aprendendo a lidar com o novo equipamento que virá para o Brasil no próximo ano. Com o curso Técnico em Automação industrial, Davi Braga ingressou como trainee ao tomar conhecimento da seleção por meio da Agência de Oportunidades do IFFluminense. Além de técnico, Davi também concluiu recentemente o bacharelado em Engenharia de Controle e Automação no Campus Centro.

Guilherme Meneses concluiu o curso Técnico em Eletromecânica em 2019, tendo sido jovem aprendiz, estagiário e agora trainee. Ele cursa ainda a graduação em Engenharia Elétrica no Campus Macaé. “O IFF me deu a oportunidade de iniciar no mercado de trabalho cedo, é uma instituição que é conhecida por formar bons profissionais, o que faz as empresas procurarem por alunos formados na instituição. Assim como o IFF me deu a minha primeira oportunidade de emprego, enxergo na formação de Engenharia Elétrica, que é uma continuidade natural da formação técnica que o IFF disponibiliza, uma forma de evoluir ainda mais na carreira profissional, abrindo portas para posições que requerem uma formação de Engenharia”, afirmou o estudante.

Também com formação de Técnico em Eletromecânica, Kaique Chagas, enquanto estudante, fez parte de projetos do Campus Macaé, conseguiu estágio e concluiu seus estudos em 2022. ”Com os conhecimentos que adquiri no IFF e com os professores excelentes que tive, graças a Deus consegui chegar onde estou. No tempo que passei aqui, na Noruega, consegui refletir um pouco sobre minha carreira e meu futuro, é, sem dúvidas, uma experiência única que estou aproveitando ao máximo para adquirir os conhecimentos necessários para meu trabalho” relatou ele.

Airton Meneses, Patrícia Pessanha e Matheus Reis encontram-se na Alemanha, participando de treinamentos conforme suas áreas de atuação. Airton cursou Técnico em Automação e Engenharia de Controle e Automação e foi bolsista do Laboratório de Automação. Ingressou na empresa como jovem aprendiz, passou a estagiário, foi contratado como técnico e atualmente atua na parte de sistemas de controle, campo de seu treinamento no exterior. Para Airton, ser estudante  do IFF contou bastante desde o processo de seleção para o trabalho. “Quando você entra na empresa, precisa aprender a tecnologia específica dela, mas o conhecimento inicial vem do que você aprende no IFF. O ensino é muito bom para quem aproveita”, disse ele. O jovem relatou estar satisfeito com as conquistas alcançadas no trabalho e planeja continuar progredindo dentro da empresa.