CAMPUS MACAÉ

Estudante do Campus Macaé produz programa radiofônico em formato audiozine

por Valdênia Lins - Campus Macaé publicado 14/09/2020 15h04, última modificação 14/09/2020 15h04
Iniciativa é inspirada em zines distribuídos em fita cassete nos anos 90.
João Elias - Macaé

João Elias Valadão Miranda de Lima, aluno do 2º ano do curso Técnico em Eletrônica do Campus Macaé, aproveitou o momento de isolamento social para dedicar-se a um projeto em parceria com Zinerman Nogueira, conhecido zineiro de São Paulo. Ambos produzem o audiozine Interferências Radiofônicas, que é transmitido via Whatsapp.

Segundo João, a ideia de fazer o programa foi aproveitar um tipo de produção que é praticamente inexplorada. José Zinerman é um prolífero editor de zines, para quem o suporte impresso não foi suficiente para o exercício de editor independente aficionado pela música, pelas artes visuais, quadrinhos, arte postal, etc. Nos anos 90, editou uma modalidade de mídia independente, que tinha como suporte a fita cassete e o videocassete, respectivamente, audiozine e videozine, com entrevistas e exibição de músicas de bandas independentes em formato radiofônico. Eles se conheceram a partir das ações em parceria promovidas pelo projeto Fanzinoteca, no qual João atua como bolsista voluntário. "A gente se conheceu de uma forma meio inusitada, na época ele estava procurando pessoas que tinham ligação com rádio para pedir material para seu grande acervo. Então, Beralto, coordenador da Fanzinoteca, sabendo que eu tinha essa ligação, nos apresentou e daí pra frente foi só coisa boa. Fizemos algumas parcerias em audiozines, até mesmo produzi um vídeo para uma entrevista a um zineiro veterano", conta João.

A ligação do estudante com o mundo radiofônico vem de berço. João é filho de radialista e desenvolveu gosto por música e habilidade para edição. O audiozine semanal tem a participação do público, que pode pedir e dedicar músicas. Os efeitos sonoros remetem aos ruídos das transmissões como eram realizadas antigamente. A locução é de Zinerman, com edição de João Elias.

registrado em: ,