CAMPUS MACAÉ

Evento

Evento sobre depressão reúne estudantes, pais e servidores e é sucesso no Campus Macaé

por Juliana Marinho publicado 31/08/2017 18h38, última modificação 31/08/2017 18h49
Atividades tiveram grande adesão da comunidade do campus e proporcionaram a reflexão a cerca de questões ligadas à temática central, a depressão, com profissionais de referência na área.
IMG_9571 (2).JPG

Oficina para estudantes.

Estudantes, pais e servidores participaram em massa do evento "Depressão: e Eu com Isso?", realizado nesta semana, no Campus Macaé do IFFluminense. As atividades aconteceram nos dias 29 e 30 de agosto, com palestras, mesas-redondas, oficinas, stand up, apresentação do coral Nossa Voz e do grupo teatral Tudo a Ver, lançamento de revista e testes de perfil comportamental.

O objetivo principal da inciativa foi de debater o tema central, a depressão, no ambiente escolar, a fim de trazer esclarecimentos que pudessem contribuir para a prevenção e o tratamento deste mal do século. Para a diretora de ensino, Susan Alexandre, o evento foi um sucesso e conseguiu despertar a atenção da comunidade acadêmica para este assunto tão preocupante. "Foi muito produtivo reunir todo o público da instituição para tratar de um tema sério, que ainda gera tantas dúvidas e precisa ser dismistificado", comentou.

A idealização e a organização ficaram por conta da equipe multidisciplinar, formada por pedagogas, assistes sociais e psicólogo, em parceria com a Direção Geral, de Ensino e a Coordenação do Núcleo de Apoio ao Estudante. O psicólogo, Marcelo Quirino, ressalta que a proposta do evento não pretende ser resolutiva de determinada questão, mas que não deixa de possibilitar um outro olhar sobre aquilo que nos assola. "Temos alunos felizes, menos angustiados, servidores mais próximos uns dos outros e que trocam informaçoes sobre o que ouviram no dia", explica.

Ele lembra, ainda, que a equipe contou com o apoio de cerca de cem pessoas, dentre elas voluntários (alunos e servidores) e palestrantes, e que isso proporciona mais do que um impacto cognitivo ou de conscientização. "Há impactos emocionais relacionados ao próprio processo de organização, pois o ato de estar envolvido, de planejar, de abraçar um propósito, é em si transformador e proporciona a circulação de afetos em comum para uma causa que continua: o salvar vidas". Ao final, a pergunta contida no título do evento pôde ser respondida: "temos tudo a ver com isso", complementa.

Esteve presente na abertura o secretário de educação do município de Macaé, Guto Garcia, que falou sobre as mudanças trazidas pelas inovações tecnológicas e seus efeitos negativos na sociedade. A programação também contou com o lançamento e distribuição do zine sobre a temática, produzido em oficina realizada pelo projeto IFFanzine, no mês de julho, de coordenação do servidor Alberto de Souza. O conteúdo apresenta cartuns, HQs e poemas desenvolvidos pelos estudantes, como forma de reflexão, construção de saberes e estímulo aos talentos.

Confira mais fotos do evento na nossa página oficial no Facebook.

registrado em: , ,