CAMPUS MACAÉ

Arte e Cultura

Fanzinoteca lança Oncozine no Outubro Rosa

por Valdênia Lins - Campus Macaé publicado 18/10/2021 12h27, última modificação 18/10/2021 11h50
Lançamento via live no Instagram do projeto neste dia 21 de outubro.
Oncozine

O projeto Fanzinoteca do Instituto Federal Fluminense Campus Macaé promoverá o lançamento do zine “Oncozine” no próximo dia 21 de outubro, às 20 horas, no perfil Fanzinotecamacaé no Instagram. A publicação traz um relato sobre o diagnóstico e tratamento do câncer de mama vivida pela autora, a mestranda Maria Madalena de Pontes Melo.

Maria Madalena é graduada em Geografia e cursa mestrado em Ciências da Educação na Universidad Columbia Del Paraguay. É professora do curso de Turismo do Consórcio Cederj ofertado pela Unirio. Ela tornou-se paciente oncológica em 2010 e usou a técnica do fanzine como produto educacional do seu curso de mestrado. “Através dessa arte, pude contar um pouco da minha história de paciente oncológica, na intenção de alertar a prevenção do câncer de mama, que acontece todos os anos no outubro rosa”, declarou.

Em 12 de outubro a comunidade de zineiros do Brasil celebra o Dia Nacional do Fanzine e a Fanzinoteca promove sempre nesse período uma Mostra Nacional de Zines, mas com a pandemia o evento não está acontecendo desde o ano passado. Para o coordenador do projeto, Alberto de Souza, a relevância do zine para a campanha do Outubro Rosa fez com que o Oncozine mereça seu lançamento em edição virtual, uma vez que o zine físico foi lançado na Fanzinoteca em 2019. “O Oncozine é um belíssimo exemplo de que basta ter um bom repertório e vontade de socializar um conteúdo relevante que o zine estará a meio-caminho de ficar pronto! O passo seguinte é usar recursos criativos para dar uma ar bem pessoal ao zine, e não precisa ser expert em desenho, hachuras e formas simples podem oferecer soluções gráficas muito interessantes e personalizadas para a revista. Enfim, zine é sobre assumir a autoralidade!”, disse ele.

A conversa com a autora será mediada pela bolsista da Fanzinoteca, Jackline Freitas, estudante do curso de Eletrônica do Campus Macaé. Durante a transmissão, será publicado o link para acessar a publicação em formato digital. A live semanal promovida pela equipe da Fanzinoteca acontece toda quinta-feira às 20h com convidados diversos. Acompanhe o perfil do projeto para saber mais.

registrado em: ,