CAMPUS MACAÉ

Fanzinoteca recebe prêmio por publicação

por Campus Macaé publicado 17/03/2022 12h18, última modificação 17/03/2022 12h18
Colaboradores: Fanzinoteca
Troféu Ângelo Agostini é conferido pela Associação dos Quadrinhistas e Caricaturistas do Estado de São Paulo.
TROFEU PEIBE post noticia.jpg

O Fanzine Peibê editado pela Fanzinoteca, projeto de Arte e Cultura do IFF Macaé, foi contemplado com o Troféu Ângelo Agostini, importante premiação dedicada à arte das histórias em quadrinhos no Brasil. A premiação é conferida pela Associação de Quadrinhistas e Caricaturistas do Estado de São Paulo (AQC-ESP) e está em sua 37ª edição.

Esta é a segunda vez que o zine Peibê é premiado na categoria zine de quadrinhos. A primeira ocorreu na 32º edição do Prêmio Ângelo Agostini. A publicação é uma revista de histórias em quadrinhos autorais que abarca tanto trabalhos de artistas profissionais como amadores veteranos, bem como HQs desenvolvidas pelos estudantes. Além disso, publica entrevistas e matérias sobre a cena independente. O zine premiado, edição de abril de 2020, está disponível para leitura no seguinte link: http://marcadefantasia.com/revistas/ifanzine/fanzines.html.

Para Alberto de Souza, coordenador da Fanzinoteca, projeto que conduz desde 2013, o troféu Ângelo Agostini representa um reconhecimento do potencial do projeto que tem a virtude de envolver a comunidade estudantil e promove a valorização do próprio fanzine, que na artesania envolvida, reforça a importância da produção coletiva, bem como do estímulo aos jovens escolares e universitários na prática da auto edição e na liberdade de expressão.

A Fanzinoteca IFF Macaé está localizada no Instituto Federal Fluminense Campus Macaé e dispõe de um acervo, hoje em torno de 3000 exemplares, formado a partir de doações de publicações independentes e zines doados pela comunidade nacional de autores independentes e as publicações desenvolvidas pelos estudantes do IFF em atividades pedagógicas ou mesmo como expressão artística espontânea dos frequentadores e voluntários do projeto.

Além de disponibilizar o acervo para os frequentadores, funcionando de segunda a sexta com ajuda de estudantes bolsistas e voluntários, a Fanzinoteca promove feira de fanzines, palestra e oficinas, com destaque para a Mostra PEIBÊ de Zines e Publicações Independentes realizadas anualmente e que reúne autores da região e de diversas partes do país. Na pandemia, a Fanzinoteca esteve dedicada exclusivamente às ações restritas às mídias sociais, mas está preparando o retorno para breve com a realização de uma nova feira de zines e lançamentos de publicações.

O projeto é aberto à participação de toda a comunidade interna e externa. Para participar, basta fazer contato pelo e-mail fanzinotecamacae@gmail.com ou pelo Instagram @fanzinotecamacae.