CAMPUS MACAÉ

Feira de Zines acontece nesta quarta feira no Campus Macaé

por Campus Macaé publicado 23/05/2022 14h15, última modificação 23/05/2022 14h23
Evento contará com oficina gratuita para público em geral.
FEIRA POST NOTICIA.jpg

- Foto: Arte: Alberto de Souza

A Fanzinoteca realizará na próxima quarta-feira, 25 de maio, de 14h às 19h no Campus Macaé a Feira de Zines, culminância das oficinas realizadas com o retorno das atividades presenciais. Também foi aberta convocatória com adesão da comunidade estudantil e artistas independentes interessados em divulgar sua arte.

A Feira é uma oportunidade para a comunidade externa de conhecer o espaço da Fanzinoteca do IFF Macaé, que já possui projeção nacional e internacional por meio de parcerias e prêmios recebidos.  O acervo é composto por produções locais e doações de zines e revistas enviadas por diversos autores do país e até do exterior, com temas diversos como música, quadrinhos, ativismos, temas de gênero, ficção científica, literários e poezines.

No espaço da Fanzinoteca, acontecerá a oficina de desenho do zero, às 14:30, tendo como facilitador o zineiro e ex-estudante do campus, Mestre dos Magros. O microfone estará disponível àqueles que desejarem declamar poesias durante o período. O evento contará também com a participação de projetos do campus, como o Núcleo de Estudos sobre Gêneros, Diversidade e Sexualidades (Nugedis), os projetos de extensão Em Cada Canto um Conto e Literatura em Expansão, além do Movimento Comer Pra Quê da UFRJ campus Macaé.

Alberto de Souza, coordenador da Fanzinoteca, destaca que a adesão dos estudantes à ideia da feira foi muito boa. “Começamos o semestre letivo mas até mesmo calouros, além dos veteranos, criaram zines especialmente para a Feira e a diversificação de formatos e conteúdos é muito interessante, demonstra esse potencial do zine de estimular a autopublicação e como facilitador da experiência autoral. Alguns estudantes que gostam de escrever e sentiram dificuldade de ilustrar fizeram parceria com os habilidosos na área da visualidade e temos trabalhos em dupla, o que é muito bom. Mas têm também aquelas publicações autoriais nas quais os estudantes perceberam a proposta 'faça você mesmo' que é implícito da cultura do zine, e criaram soluções muito criativas para dar vazão à expressividade de forma bem criativa, encontrando soluções gráficas próprias para seus zines”.

Serviço

A Fanzinoteca funciona todos os dias e os bolsistas do projeto atendem à comunidade nos seguintes horários:

Segunda – 8h30/11h20; Terça – 13h30/16h20; Quarta – 13h30/16h20; Quinta – 8h30/11h20; Sexta – 13h30/16h20.

Para quem quiser conhecer os fanzines produzidos pelo projeto em formato digital é só acessar o site da Editora Marca de Fantasia: