CAMPUS MACAÉ

Live

IFF promove Encontro de Tradutores e Intérpretes de Libras

por Valdênia Lins - Campus Macaé publicado 25/08/2020 12h04, última modificação 25/08/2020 12h32
Evento promoverá troca de experiência entre os profissionais diante da situação de pandemia.
WhatsApp Image 2020-08-25 at 10.38.39.jpeg

Profissionais de tradução e interpretação da Língua de Sinais do Instituto Federal Fluminense discutirão, na próxima quinta-feira, as ações a serem desenvolvidas no período durante e pós pandemia. O evento será transmitido pelo IFFTube e terá início às 13:30.

A primeira palestra tratará da atuação profissional do intérprete: teoria x prática. Na sequência, serão abordados os temas “a importância de uma gestão democrática e participativa” e “pareceres e normatizações: recomendações técnicas sobre a atuação do TILSP”.

O IFFluminense conta atualmente com 17 profissionais para atender ao público surdo de toda instituição. O coordenador do Núcleo de Apoio a Pessoas com Necessidades Especiais do Campus Macaé, Felipe Giraud, relata que o atendimento que era feito com exclusividade para os alunos do campus, agora, está dividido com a participação dos intérpretes nas webinars que estão sendo promovidas em função do distanciamento social. “Pela primeira vez a equipe de tradutores do instituto une forças para administrar o fluxo de atividades que lhes são impostas diante do fenômeno pandemia. Entendemos que ninguém melhor que o próprio profissional para decidir o que é possível ou não realizar”.

De acordo com Felipe, o encontro servirá entre outras questões, para apontar caminhos sólidos e formar um fórum dentro do IFF a fim de referendar as notas técnicas desta atuação profissional. Ele ressalta ainda que a participação dos demais servidores é importante para que o trabalho dos intérpretes seja entendido a partir de esclarecimentos técnicos e que gere empatia para um serviço de atendimento harmônico em toda a instituição.

Serão emitidos certificados aos inscritos por meio da página do evento.