CAMPUS MACAÉ

Notícias

Redação

Inscrições abertas para Oficina de Ficção Científica

por Valdênia Lins - Campus Macaé publicado 19/09/2022 10h13, última modificação 19/09/2022 10h13
Evento será realizado online para estudantes e servidores do IFF.
post noticia OficinaFC.jpg

- Foto: Arte: Alberto de Souza

 O Campus Macaé promoverá, no dia 8 de outubro, uma oficina de escrita de Ficção Científica. O evento é coordenado pela professora Alice Pereira e será online com certificação para os participantes.
 Os interessados podem efetuar a inscrição até o dia 30 de setembro por meio do link. As vagas são limitadas. Para efetivar a inscrição, o participante deve ter idade mínima de 16 anos. As informações adicionais serão passadas pelos contatos de inscrição.  Não é necessário conhecimento prévio mas é recomendável que os inscritos acompanhem a página no Instagram do projeto “De Frankenstein a Black Mirror: representação da ciência e tecnologia na ficção científica”, que conta com várias resenhas de filmes, livros e contos de Ficção Científica.
 A oficina será ministrada pelo escritor e pesquisador Pedro Sasse. “Nós iremos dar um tema no dia da oficina e partir daí, conversar sobre possíveis histórias que resultarão em contos, vamos escrever um rascunho, trocar ideias. Depois, faremos a leitura dos contos e nós do projeto de pesquisa e daremos um retorno aos participantes”, explica a professora Alice.
 Alice esclarece que  a Ficção Científica extrapola as possibilidades da ciência e da tecnologia real, pensando não só nos aspectos concretos disso, como também nos impactos e implicações que ciência e tecnologia tem na sociedade, além dos discursos que estão por trás desses desenvolvimentos. “Por exemplo, se assistimos Black Mirror, ali vemos algumas tecnologias que não existem ainda, mas não parecem longe de ser criadas. Como elas afetariam nosso cotidiano, nossas relações sociais, nossas experiências subjetivas? Quais seus aspectos sociopolíticos? Que medos ou desejos elas revelam? Essas questões são críticas para vermos a FC não como válvula de escape ou entretenimento, meramente, mas como elaborações que partem do real, sem se limitarem a ele. Vale frisar que a FC não tem como objetivo final prever o futuro (embora isso já tenha acontecido), mas sim elaborar possibilidades a partir do conhecimento científico. A ciência é um elemento que serve de ponto de partida, mas não como fator que limite a ficção científica, que como o próprio nome diz é Ficção”, destaca.
 De acordo com a professora, a Ficção pode aparecer no Enem como questão na prova de linguagem, como textos fonte. Além disso, uma oficina de escrita sempre auxilia a desenvolver habilidades que podem ser usadas em qualquer redação:  coerência, coesão, organização, criatividade, pensamento crítico etc.
 Os trabalhos produzidos na oficina serão publicado em formato e-book numa parceria com o projeto Literatura em Expansão, coordenado pela professora Olívia Melo.