CAMPUS MACAÉ

Notícias

Palestra

Professor do Campus Macaé fará palestra on-line na USP

por Valdênia Gomes Miranda Lins publicado 05/05/2016 15h50, última modificação 05/05/2016 15h53
Professor falará sobre Biomecânica do Taekwondo e Karatê para alunos de Educação Física e Biomecânica da Universidade Estadual de São Paulo. Evento é aberto aos interessados.
Pedro Sarmet

Aula on-line abordará a biomecânica do Tae Kwon Do. (Foto: arquivo pessoal)

A palestra, ministrada pelo professor de Educação Física Pedro Sarmet, acontecerá no dia 9 de Maio, das 14:00h às 17:30h, no Miniauditório II e será transmitida por compartilhamento de tela para uma turma de graduação e outra de pós-graduação em Educação Física e Biomecânica, respectivamente, ambas da USP. Ele apresentará os artigos mais atuais e inovadores, publicados mundialmente sobre a Biomecânica do Taekwondo e Karatê, e também sua tese de doutorado, que foi realizada com o tema.

“Penso que será uma excelente oportunidade para os professores de Física e Matemática poderem observar exemplos de como a interdisciplinariedade pode ser realizada entre estas disciplinas e a Educação Física, assim como, penso que professores e alunos de turmas de Automação Industrial e Eletrônica interessados poderão observar como alguns equipamentos de alta tecnologia são utilizados para a análise de movimento humano. Neste caso, serão apresentados principalmente, trabalhos relacionados ao alto desempenho esportivo, contudo, os mesmos métodos de análise biomecânica podem e são, normalmente utilizados em pesquisas e tratamentos relacionados à diversas áreas da saúde, como o estudo da Marcha Humana em pessoas com ou sem limitações (Jovens, Idosos e pessoas com necessidades especiais, assim como no estudo para a validação de próteses biônicas), no estudo da reabilitação em acidentados com comprometimento do sistema nervoso central e/ou periférico, bem como em estudos muito sérios no campo da aprendizagem motora de crianças e adultos”, explicou Pedro. Toda a comunidade do Campus Macaé que tiver interesse na área está convidada a comparecer.

Após a palestra, Pedro e o professor de Biomecânica da USP, Ulysses Ervilha, que é pós-doutorado em Biomecânica pela Universidade de Copenhagem (Dinamarca), mestre em Biomecânica pela USP e bacharel em Matemática e Fisioterapia, esclarecerão as dúvidas dos participantes.

 

Sobre o palestrante:

Pedro Sarmet é professor substituto do IFFluminense, Campus Macaé, doutor em Biomecânica pela UNESP (Universidade Estadual Paulista, Rio Claro-SP), mestre em Treino Esportivo de Alto Rendimento pela UL (Universidade de Lisboa, Portugal), especialista em Fisiologia do Execício pela UNIFOA (Universidade de Volta Redonda), Licenciado Pleno em Educação Física pela UFU (Universidade Federal de Uberlândia), Técnico em Eletrônica pelo CEFET (Centro Federal de Educação Tecnológica de Belo Horizonte, MG), faixa preta 1 Dan de Taekwondo WTF, instrutor de Farang Mu Sul, FAixa Amarela de Aikido (Estilo Aikikai) e coordena um projeto de extensão no campus do IFF Macaé com 8 horas aula semanais de Taekwondo e Defesa Pessoal baseada em Farang Mu Sul.

 

Comunicação Social Campus Macaé