CAMPUS MACAÉ

Histórias em Quadrinhos

IFanzine conquista prêmio nacional

por Ascom Reitoria publicado 30/12/2015 17h01, última modificação 18/01/2016 16h50
A premiação, promovida pela Associação dos Quadrinhistas e Caricaturistas do Estado de São Paulo (AQC), destaca as melhores produções e iniciativas voltadas para a área das histórias em quadrinhos. O referido troféu é uma das celebrações do Dia do Quadrinho Nacional, que vem sendo comemorado desde 1984.
Capa do Fanzine PEIBÊ

O projeto de Extensão do campus Macaé, IFanzine, conquistou o 32º Troféu Ângelo Agostini, na categoria Melhor Fanzine de Quadrinhos de 2015. A entrega dos troféus será no dia 30 de janeiro, no Memorial da América Latina, em São Paulo, com projeções, lançamentos e convidados, a partir das 13h.

A PEIBÊ, fanzine vencedor do projeto,  traz quadrinhos autorais e ilustrações dos estudantes e artistas fanzineiros de diversas partes do país, além de entrevistas e relatos de uso de zine na educação, mantendo a proposta de integrar artistas do meio alternativo, pesquisadores, educadores e estudantes.

Para Alberto de Souza, coordenador do projeto e programador visual do campus Macaé, ter o reconhecimento de um zine editado por um Instituto Federal, como ação de extensão aplicada ao processo ensino-aprendizagem é um incentivo para que novas iniciativas do gênero possam acontecer em outras instituições. "Produzir zine, sendo um exemplar único ou reproduzido em fotocópia, é a chance de compartilhar uma experiência contagiante. O educador e o estudante encontram possibilidades amplas de trabalhar a autoralidade e canalizar os talentos que muitas vezes não têm espaço e voz. É comum o estudante afirmar que se surpreende com o resultado nas oficinas que promovemos - afirma Alberto. Agradecemos a todos os apoiadores e colaboradores e estudantes, bem como ao IFFluminense que tornou possível concretizarmos este projeto pelo qual nossa equipe tem muito entusiasmo, algo que é o combustível da atividade fanzineira", completa.

A bolsista  Sara Gaspar comenta que, antes de ingressar na equipe, não fazia ideia do que era um fanzine, mas que, com a participação nas oficinas e eventos promovidos pelo projeto pôde fazer parte desse universo alternativo das publicações artesanais. "Após fazer meu primeiro zine, não parei mais, e com isso aprendi a me expressar através de desenhos e libertar minha criatividade, sem me preocupar se as pessoas vão ou não gostar. Me apaixono cada vez mais pelo projeto, pois ele me estimula o lado criativo", destaca.

Segundo Alberto, a divulgação do projeto e do zine vem sendo ampliada, não só pelas redes sociais, mas também por correios, com o envio de cerca de 400 unidades da revista para a Rede Federal de Ensino. Além disso, vem sendo distribuído nas oficinas de produção de fanzine em escolas da região , que são dinamizadas pelo projeto, e em atividades culturais. "Temos recebido colaborações de diversas partes do país para publicação. E, claro, valorizamos a prata da casa: as artes de nossos estudantes estão cada vez melhores".

Além do PEIBÊ, que concorreu ao prêmio, o projeto edita outros fanzines, sendo dois em parceria com projetos de extensão do Instituto Federal - Traços de Memória e Café Filosófico. Também edita o zine Afroindi em parceria com o NEABI Macaé, todos disponibilizados para leitura online no blog do projeto  http://iffanzine.blogspot.com.br/

Lista dos premiados no 32º troféu Angelo Agostini:
  • Melhor Desenhista - Di Amorim (Steampunk Ladies);
  • Melhor Roteirista - Alex Mir (Valkíria/Orixás);
  • Melhor Cartunista - Brum (O Menino da Laje 8/Brummmmm!!);
  • Melhor Lançamento- Valkíria - A Fonte da Juventude (Alex Mir e Alex Genaro - Ed. Draco);
  • Melhor Lançamento Independente - Nos Bastidores da Bíblia - Êxodo (Carlos Ruas e Leonardo Maciel);
  • Melhor Web Quadrinho - Nuvens de Verão (Charles Lindberg e Israel de Oliveira/LAMEN - leialamen.com.br);
  • Melhor Fanzine - PEIBÊ (Beralto/IFF - Macaé);
  • Prêmio Jayme Cortez - Gibiteca de Santos;
  • Mestres do Quadrinho Nacional - Carlos Patati, Christie Queiroz e Marcatti.
registrado em: ,