CAMPUS MACAÉ

Projeto do Campus Macaé promove a divulgação científica para público jovem

por Campus Macaé publicado 03/08/2021 14h27, última modificação 18/08/2021 11h28
Produções abordarão pesquisa e extensão do campus.
bolsista.png

A falta de conhecimento do público sobre os projetos e pesquisas desenvolvidos nas universidades e institutos motivou um grupo de professores, técnicos e alunos do IFF Campus Macaé, a criar vídeos sobre o assunto. Com o nome “Cadê a Ciência?”, o material com uma linguagem jovem será produzido para que o público conheça os detalhes e saiba como participar dos projetos.

A ideia faz parte do projeto de divulgação científica “Informantes da Ciência”, coordenado pela professora Bárbara Martins Zaganelli. “Sem visibilidade, o ensino, a ciência e a extensão dificilmente conseguem sobreviver. A chave do processo está no público. Como fazer com que as pessoas tenham interesse e participem dos projetos ou, até mesmo, proponham à pesquisa, a elaboração de assuntos mais pertinentes. Queremos ampliar o espaço de comunicação com a população”, disse a professora.

O projeto conta com a elaboração de uma agenda de fontes para a imprensa, com os trabalhos de ensino, pesquisa e extensão dos servidores do IFF de Macaé, além de outros materiais de divulgação. Todo o processo prevê que o aluno do ensino médio seja o produtor do conteúdo de ciência.

Para o sub-coordenador do “Informantes da Ciência”, Tiago Gomes Barroso Carvalho, é importante que exista na educação um espaço para a aprendizagem e a produção da informação sobre a ciência. “O contato do estudante, desde cedo, com os projetos de pesquisa e extensão para produzir conteúdo transforma a compreensão do aluno sobre o que é ciência. Ele passa a conhecer e a querer participar do processo. Talvez, o que falta para a ciência, é tentar aproximar o público de uma maneira mais colaborativa”, destaca o professor.

A aluna bolsista do projeto, Letícia Zanella, é a apresentadora do “Cadê a Ciência?”. Além de produzir conteúdo audiovisual, está participando da coleta de informações para o livro. “É um trabalho de formiguinha. Participar do processo de produção da notícia é bem diferente. Dá muito trabalho, principalmente, porque o projeto está com várias ações na área. Mas é divertido. Estou aprendendo muita coisa nova. Acredito que essa experiência vai ser importante no futuro”, concluiu.

O projeto “Informantes da Ciência” está aberto para quem quiser participar como voluntário. Podem se inscrever alunos e servidores do IFF Macaé. Basta entrar em contato com a coordenação pelo e-mail barbara.zaganelli@iff.edu.br . O livro não tem data ainda de publicação, mas deve ser concluído até dezembro deste ano.

A ação foi recentemente divulgada pela Intertv, onde o Reitor do IFF, Jefferson Manhães de Azevedo, elogiou o projeto como uma inspiração e demonstração do potencial das instituições públicas de ensino. Veja o vídeo aqui.

registrado em: ,