CAMPUS MACAÉ

Orientações

Psicólogos do IFFluminense divulgam cuidados com saúde mental

por Valdênia Lins - Campus Macaé publicado 23/09/2020 13h06, última modificação 10/10/2023 13h01
Documento elaborado pela equipe de psicólogos orienta sobre cuidados para o retorno das atividades.
PSICÓLOGOS DO IFFLUMINENSE DIVULGAM CUIDADOS COM SAÚDE MENTAL

O início das atividades pedagógicas não presenciais no IFFluminense (APNP) está sendo realizado levando em consideração as diretrizes definidas e as realidades de cada campus e turma. Pensando no cuidado com a saúde de discentes e servidores, a equipe de Psicologia do IFF elaborou um documento de orientação destinado a toda comunidade acadêmica.

Segundo a psicóloga Rhena Schuler, que atua no Campus Campos-Centro, o texto partiu das demandas apresentadas pela realidade de isolamento social. “ Foi uma inquietação dos próprios psicólogos a partir das nossas experiências na escuta dos alunos e servidores e também enquanto servidores do IFF”, declarou.

As contribuições tratam de vários aspectos da saúde mental, suas causas, consequências e reflexões sobre o papel da instituição ao retornar o contato com o público. Aconselha-se que a retomada das atividades seja feita de forma gradual, dando oportunidades para a troca de experiências entre os atores em vez de focar na produtividade acelerada. O documento na íntegra pode ser visto aqui.

Desde o início do isolamento, os psicólogos realizam rodas de conversa online com os diferentes segmentos da instituição. Os interessados em participar das conferências podem entrar em contato pelo e-mail acolhimentopsi@iff.edu.br. Os encontros são semanais com temas acordados entre a equipe e participantes.