CAMPUS MARICÁ

Esporte e Lazer

Aluna do Campus Maricá é convocada para integrar Seleção do IFF nos Jogos das Instituições Federais

por Comunicação Social do Campus Avançado Maricá publicado 24/11/2022 14h14, última modificação 24/11/2022 14h14
Clara Peixoto, do 2º ano de Meio Ambiente, fará parte da equipe de handebol do IFF na competição, que reunirá Institutos de toda a Rede Federal, a partir do dia 28/11, em São José do Rio Preto (SP).
Clara Peixoto participará do JIF

Clara Peixoto vai integrar a equipe de handebol do IFF nos Jogos

Torcida a postos no Instituto Federal Fluminense (IFF) Campus Avançado Maricá: os Jogos das Instituições Federais (JIF) 2022, competição esportiva mais importante da Rede Federal, começam na próxima segunda-feira, 28 de novembro, em São José do Rio Preto (SP), com cerca de dois mil alunos-atletas de todo o país. E o Campus Avançado Maricá também estará presente!

Isso porque Clara Soares Peixoto, estudante do 2º ano do Curso Técnico em Meio Ambiente, foi uma das convocadas para integrar a Seleção do IFF, compondo a equipe de handebol feminino. O time tem sua base formada por alunas do Campus Macaé, que foram as campeãs deste ano nos Jogos Internos do Instituto (JINIFF) e garantiram, automaticamente, a participação na etapa nacional. A escalação de Clara vem como reforço para o time, após ela se destacar na equipe de Maricá, durante o JINIFF, e ser convidada para participar dos treinos em Macaé, já como preparação para o JIF.

"Sempre gostei de esportes, mas essa é a primeira vez que tenho a oportunidade de participar de uma competição tão importante. Estou muito empolgada com os jogos, mas também com essa possibilidade que o Instituto está me proporcionando que vai ainda mais além do esporte, que é poder estar em contato com estudantes de todo o país, conhecer realidades diferentes, trocar conhecimentos e saberes e poder trazer essa experiência para nosso campus", explica Clara.

Jogos retornam após dois anos de pausa

Este ano, os Jogos têm como anfitrião o Instituto Federal de São Paulo (IFSP), com onze modalidades esportivas sendo disputadas em 13 centros esportivos de São José do Rio Preto, no interior do estado. É um retorno da competição após dois anos de pausa, em decorrência da pandemia de Covid-19.

"É a primeira edição do JIF após esse período que enfrentamos de distanciamento social. Então, há uma importância muito grande no sentido de retomada, entendendo também o esporte como um encontro social e uma construção cultural, que é de tamanha importância na formação integral que a Rede Federal prioriza e defende. Para nós, no IFF Maricá, é uma alegria e motivação ter a Clara integrando a equipe do Instituto, até como forma de incentivo para que nossas equipes possam ser ainda mais trabalhadas, tendo cada vez mais alunos vivenciando experiências esportivas tão importantes como essa", ressalta a professora de Educação Física e coordenadora das equipes esportivas do IFF Maricá, Regiane Costa.

Professor do Campus Macaé, Marcelo Delatoura Barbosa está à frente da preparação do time de handebol para a competição. Após muito treino nas últimas semanas, a equipe embarca nos próximos dias para São José do Rio Preto, em busca de vitórias e ainda mais experiência.

"Esse é um evento muito aguardado por nós e de fundamental importância para a formação plena dos nossos estudantes. A educação profissional é constituída por bases como trabalho, ciência, tecnologia e cultura. E eu ousaria acrescentar o esporte e o lazer também como bases, pois são dois elementos imprescindíveis na formação desses jovens. Destaco ainda o apoio interno que a gente vem recebendo, tanto da Reitoria quanto das direções dos campi, e, particularmente em Maricá, da professora Regiane, que tem feito um trabalho muito importante em prol do esporte e do lazer no campus", acrescenta Marcelo.

Esta não é a primeira vez que o Campus Avançado Maricá tem estudantes convocados para participar do JIF. Em 2018, João Vitor Neves Pereira, Ludmila da Costa Messias e Nicole Letelba Carvalho Ferreira integraram a equipe de handebol, na época, compostas em suas bases por alunos-atletas dos campi Cabo Frio (time masculino) e Santo Antônio de Pádua e Bom Jesus do Itabapoana (time feminino).

IFF terá 71 alunos em sua delegação

No JIF 2022, o Instituto Federal Fluminense terá, ao todo, 71 participantes - alunos entre 16 e 19 anos de idade - dos campi Bom Jesus, Campos Centro, Campos Guarus, Itaperuna, Macaé, Quissamã e Santo Antônio de Pádua, além de Maricá. Eles irão disputar dez modalidades: Atletismo (Masculino e Feminino), Basquete (Masculino), Handebol (Feminino), Judô (Masculino e Feminino), Natação (Masculino e Feminino), Tênis de mesa (Masculino e Feminino), Vôlei (Masculino), Xadrez (Masculino), Vôlei de praia (Masculino) e Futsal (Masculino e Feminino).

Os estudantes viajarão no sábado, dia 26 de novembro, acompanhados de 20 servidores. Chefe da delegação e técnico da equipe de basquete, o coordenador de Políticas Esportivas do IFF, Ricardo Reis, , aposta em um JIF de reencontro.

“Será uma oportunidade maravilhosa desses alunos vivenciarem através do esporte as culturas e costumes tão diferentes desse Brasil que irá marcar a vida de cada um para sempre”.