CAMPUS MARICÁ

Esporte

Aluno do IFF Maricá vai competir pelo Brasil em Campeonato Pan-Americano da Juventude, no Canadá

por Comunicação Social do Campus Avançado Maricá publicado 13/04/2022 15h34, última modificação 13/04/2022 16h41
Atleta do tiro com arco, Matheus Quintanilha tem 17 anos e cursa atualmente o Ensino Técnico Integrado em Edificações no IFF.
matheus quintanilha no iff maricá.JPG

Matheus Quintanilha é aluno do Curso Técnico em Edificações no IFF Maricá

O sorriso estampado no rosto tem ficado escondido atrás da máscara durante esta volta às aulas presenciais. Mesmo assim é difícil não notar a alegria do aluno Matheus Quintanilha Gomes, de 17 anos. Isso porque o rapaz, que cursa o 3º ano do Ensino Técnico Integrado em Edificações do Instituto Federal Fluminense (IFF) Campus Avançado Maricá, recebeu esta semana a convocação para representar o Brasil no Campeonato Pan-Americano da Juventude, que acontecerá em Halifax, no Canadá.

Matheus é atleta do tiro com arco desde os 12 anos, quando começou a treinar num projeto social da Prefeitura de Maricá. Nesse período, já conquistou o título de campeão brasileiro em 2020 e coleciona várias outras medalhas e participações em competições no Brasil e exterior, entre elas o primeiro lugar na seletiva para o Pan-Americano. A expectativa para a competição internacional é a melhor possível.

"Este será meu segundo Pan-Americano, mas desta vez estou bem mais confiante, pela qualidade dos treinos que tenho realizado. Meu objetivo é o de poder trazer uma medalha individual para o Brasil", conta o estudante, que tem conciliado os treinos diários na sede da Seleção Brasileira de Tiro com Arco, que fica localizada em Maricá, com os estudos no Curso Técnico Integrado ao Ensino Médio.

O bom rendimento no esporte, inclusive, não tem impedido o arqueiro de diversificar sua formação no IFF. Ao longo do ano passado, ainda durante o período de Atividades Pedagógicas Não Presenciais (APNP), Matheus atuou como bolsista do projeto de pesquisa "Nossos heróis ainda são os mesmos?", coordenado pelo professor de História do IFF Maricá, Fernando Gil Portela.

"Fico muito feliz ao saber que o Matheus participará do Pan-Americano. Seu compromisso com o projeto de pesquisa e com o trabalho em equipe são pontos que destaco nele. Para mim, não é surpresa o fato de que, no esporte, ele está cada vez mais próximo de se tornar um atleta de alto desempenho no tiro com arco. Desejo-lhe sucesso e, mesmo distante, estarei na torcida por ele", destacou o professor Fernando Gil Portela.

A coordenadora do Curso Técnico em Edificações, Keila Figueira Araújo, também ressalta o compromisso do estudante em ser um bom aluno ao mesmo tempo em que se dedica a uma rotina diária de treinos no tiro com arco.

"Matheus é motivo de muito grande orgulho para nós. Ele sempre foi um aluno muito responsável, esforçado em associar a carreira acadêmica com o esporte. Estamos na torcida para que ele cada vez colha mais frutos desse comprometimento", conta a coordenadora.

E torcida é realmente o que não falta para Matheus no IFF. De volta às aulas presenciais esta semana, o estudante tem recebido apoio de colegas e dos servidores do campus nessa reta final de preparação para a competição. O Pan-Americano da Juventude acontecerá de 25 de maio a 6 de junho. Até lá, o atleta seguirá em ritmo intenso de treinos na Confederação Brasileira de Tiro com Arco (CBTArco), além da programação de aulas no Instituto.