CAMPUS MARICÁ

Capacitação

Alunos do Curso FIC em Libras do IFF Maricá participam de aula de Surf Inclusivo em Ponta Negra

por Comunicação Social do Campus Avançado Maricá com Comunicação Social da Prefeitura de Maricá publicado 06/03/2023 14h05, última modificação 06/03/2023 16h07
O evento foi promovido pela Prefeitura de Maricá e reuniu 140 participantes, sendo 60 estudantes de Libras e 80 praticantes de surf, entre eles, três surdos.
Surf Inclusivo_Foto Divulgação - Copia.jpeg

A aula aconteceu no sábado, na Praia de Ponta Negra, em Maricá. Foto: Divulgação/ Prefeitura de Maricá

Os alunos do Curso de Formação Inicial e Continuada (FIC) em Libras do Instituto Federal Fluminense (IFF) Campus Avançado Maricá participaram, no sábado, 4 de março, de uma aula de Surf Inclusivo, na Praia de Ponta Negra, promovida pela Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Políticas inclusivas. O evento reuniu 140 participantes, sendo 60 estudantes de Libras e 80 praticantes de surf, entre eles, três surdos.

O curso de Formação Inicial e Continuada (FIC) em Libras é realizado de forma remota (EaD), com parte das atividades sendo presenciais para interação e prática. A atividade deste sábado foi ministrada por instrutores do Instituto Escolinha de Surf e Bodyboard, parceiro do Centro de Referência em Políticas Inclusivas, e os alunos do IFF Maricá tiveram a oportunidade de, além de interagir com pessoas surdas, aprender sobre a prática do surf.

“Foi muito bom e gratificante vir até aqui, ter essa experiência e conseguirmos nos comunicar com todos”, destacou a guarda municipal Juliana Ross, que é aluna do curso de Libras.

Além de destacar a importância de propagar a língua brasileira de sinais, a atividade buscou comemorar o alcance das 80 horas de curso ministradas – equivalentes à metade da carga horária total – e conscientizar a sociedade sobre a importância da inclusão e da valorização da diversidade, independente de habilidade ou condição física.

Para Matheus de Moraes, morador de Guaratiba e aluno surdo do projeto de surf, a experiência com os alunos do IFF Maricá foi muito recompensadora.

“É bom que todas as pessoas possam aprender Libras, para ajudar as crianças e pessoas que têm deficiência. Eu sempre ajudo todas as pessoas porque sei que sofrem muito com essa falta de inclusão”, explicou o participante.

Clauder Peres, secretário municipal de Políticas Inclusivas, destacou a emoção de poder proporcionar e vivenciar essa troca de experiências.

“Estar aqui, para mim, está sendo muito importante, porque a gente está quebrando as barreiras atitudinais e a invisibilidade. Isso aqui é laboratório, é embrionário. A gente tem um foco voltado para a inclusão, fazer com que a autonomia desse indivíduo aconteça e que ele consiga realmente encontrar sua independência, o que é a proposta tanto do surf inclusivo quanto das pessoas que estão cursando Libras. É você dar a essas pessoas a possibilidade desse universo diverso e a proximidade de grupos e deficiências com suas especificidades. Essa proximidade é fundamental”, contou o secretário.

Esta é a segunda turma de Libras do campusem parceria com a Prefeitura, por meio da Secretaria de Políticas Inclusivas, com a ONG Con-Tato. As aulas tiveram início em novembro do ano passado e seguem até até julho de 2023, com carga horária total de 160h de formação básica/ intermediária. O objetivo é oportunizar capacitação a familiares de pessoas surdas, servidores públicos e a população em geral, fomentando também a inclusão social.