CAMPUS MARICÁ

Roda de conversa

Alunos do IFF Maricá recebem orientações sobre escrita acadêmica para o Prêmio Novos Pesquisadores

por Comunicação Social do Campus Avançado Maricá com Comunicação Social da Prefeitura de Maricá publicado 05/08/2022 12h08, última modificação 05/08/2022 14h11
Os artigos científicos produzidos para a premiação organizada pela Prefeitura de Maricá deverão ser entregues pelos inscritos, de forma impressa, até o dia 12 de agosto.
Roda de Conversa do Prêmio Novos Talentos

A Roda de Conversa do Prêmio Novos Talentos aconteceu no auditório do Banco Mumbuca. Foto: Katito Carvalho/ Prefeitura de Maricá

Os alunos do Instituto Federal Fluminense (IFF) Campus Avançado Maricá que estão produzindo artigos para a 5ª edição do Prêmio Novos Pesquisadores tiveram a oportunidade de trocar experiências com outros estudantes dos níveis fundamental e médio nesta quinta-feira, dia 4 de agosto, durante a 2ª Roda de Conversa do Novos Pesquisadores, organizada pela Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Comunicações.

Os artigos científicos deverão ser entregues pelos inscritos, de forma impressa, até o dia 12 de agosto. O objetivo do encontro, realizado no auditório do Banco Mumbuca, no Centro de Maricá, foi orientar os estudantes sobre a metodologia utilizada em trabalhos acadêmicos, além de um treinamento de oratória. Na apresentação foram abordados temas como considerações sobre a produção do conhecimento, ciência e pesquisa; a importância da evolução da ciência e da ética científica; áreas de conhecimento; fatores internos e externos e as escolhas de pesquisa; e as regras da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

“Sugeri fazermos essa conversa para nos aproximarmos dos alunos porque eles veem a comissão pela primeira vez somente no dia da apresentação e ficam muito nervosos. Se tivermos um ou dois encontros, eles ficarão mais seguros para o momento da apresentação oral”, contou a professora do IFF Maricá Raquel Freitas de Lima, que foi a responsável pela roda de conversa, assim como já havia ocorrido na primeira edição do encontro, em junho.

O IFF Maricá tem seis alunos concorrendo ao Prêmio Novos Pesquisadores na edição deste ano. Em 2021, três artigos produzidos no campus ficaram entre os dez finalistas, sendo um deles o grande vencedor. Escrito pela então aluna do 3º ano de Edificações Caroline Costa Barbosa, sob orientação do servidor Gabriel Gonçalves da Silva, o trabalho "O autismo em Maricá: a importância do diagnóstico precoce" foi o primeiro colocado da categoria Ensino Médio.

O Prêmio Novos Pesquisadores visa estimular a inclusão dos estudantes da Educação Básica em ações e processos que integram o campo da pesquisa científica, desenvolvendo a criatividade, curiosidade, o interesse e resgate histórico, o questionamento da realidade, o conhecimento de técnicas e instrumentos metodológicos e científicos. Os três primeiros colocados de cada categoria, além do orientador, receberão um notebook e um certificado como prêmio.

* Texto elaborado pela Comunicação Social do Campus Avançado Maricá com parte das informações apurada pela Comunicação Social da Prefeitura de Maricá (https://www.marica.rj.gov.br/2022/08/04/alunos-do-premio-novos-pesquisadores-recebem-orientacao-pedagogica).