CAMPUS MARICÁ

Campus Avançado Maricá participa da Jornada Jovens Talentos

por Comunicação Social do Campus Avançado Maricá com Reitoria publicado 19/12/2017 13h13, última modificação 20/12/2017 09h01
Evento, realizado no Planetário da Gávea, no Rio de Janeiro, contou com a apresentação de 14 projetos do Campus Maricá.
Campus Avançado Maricá participa da Jornada Jovens Talentos

16 bolsistas e seus professores orientadores apresentaram seus projetos

Estudantes e professores do Campus Avançado Maricá participaram da VIII Jornada Jovens Talentos, realizada no último dia 06 de dezembro. Na ocasião, foram apresentadas as produções acadêmicas relacionadas ao Programa, que integra o Centro de Ciências e Educação Superior à Distância do Estado do Rio de Janeiro (Cecierj), em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj).

Este ano, as apresentações da oitava edição da Jornada do Programa Jovens Talentos, que oferece bolsas de pré-iniciação científica para estudantes do Ensino Médio em escolas de todo o Estado do Rio de Janeiro, dentre eles os Institutos Federais, foi dividida em dois locais: o Planetário da Gávea, no Rio de Janeiro e o Campus Santo Antônio de Pádua do IFFluminense.

O Planetário abrigou, no Auditório Sérgio Menge, mais de 200 bolsistas, com apresentação de pôsteres, contando com um público com 366 estudantes, no total. O Campus Avançado Maricá foi representado por 16 bolsistas e seus professores orientadores de 14 projetos aprovados.

A abertura do evento, realizada na cúpula do Planetário da Gávea, contou com a participação do presidente da Fundação Cecierj/Consórcio Cederj, Carlos Eduardo Bielschowsky, do diretor do Planetário, Nelson Furtado, e dos coordenadores do Programa Jovens Talentos, Jorge Belizário e Vera Medeiros.

A Jornada Jovens Talentos, cujo objetivo central é favorecer a circulação das produções acadêmicas, desdobrou a temática da crise orçamentária, discutindo a importância do incentivo à pesquisa e as suas interfaces nos processos formativos escolares. Pautou-se, também, a necessidade do crescimento das patentes no Brasil como forma de independência e soberania tecnológica.

“Não podemos deixar que essa situação venha a fazer com que, mais uma vez, nos curvemos  e deixemos a Jornada não ser realizada, não podemos esmorecer em hipótese alguma”, desabafou o coordenador do Programa, Jorge Belizário.

O coordenador de Pesquisa, Extensão, Cultura e Inovação do Campus Avançado Maricá, André Felipe Figueira Coelho, destacou que “o Programa Jovens Talentos é de grande importância para o incentivo do desenvolvimento da ciência e do espírito investigador das novas gerações no Estado do Rio de Janeiro, especialmente em localidades do interior”.