CAMPUS MARICÁ

Campus Avançado Maricá participa de Evento Cultural Institucional

por Comunicação Social da Reitoria publicado 13/06/2018 16h59, última modificação 14/06/2018 15h56
"Encontro de Cultura do IFFluminense" foi realizado no Campus Santo Antônio de Pádua.
Campus Avançado Maricá participa de Evento Cultural Institucional

Atividades realizadas desafiaram os corpos em configurações circenses, com ginástica acrobática, expressão artística, malabares, equilíbrio e brincadeiras populares.

Estudantes e professora do Campus Avançado Maricá participaram do Encontro de Cultura do IFFluminense, realizado no Campus Santo Antônio de Pádua, no dia 23 de maio de 2018, com o Projeto “Cultura Corporal e atravessamentos cotidianos: a Corporeidade enquanto produção de 'entrelugares´", que mediou uma oficina intitulada “Um Corpo no/do/com o Circo”.

Integrando uma proposta cultural extensionista do IFFluminense, a iniciativa convidou os participantes a produzirem atividades coletivas que desafiavam os corpos nas configurações possíveis circenses: ginástica acrobática, expressão artística, malabares, equilíbrio e brincadeiras populares. A oficina integra um dos eixos temáticos do Projeto, que desde 2015, vem problematizando as questões que atravessam a Corporeidade, contando com os bolsistas Davi Queiroz de Noronha, Lara de Azeredo Fonseca e Lorrany Parreiras Cunha, e com os voluntários Vinícius Ramos Ducoff e Vitor Ramos Ducoff .

Segundo Davi, “a participação no encontro foi de tamanha importância que me proporcionou uma vivência inexplicável, com troca de saberes com outros bolsistas de projetos culturais do IFFluminense, permitindo experimentar dinâmicas diferentes como, por exemplo, a oficina 'O rádio como meio de divulgação de educação, cultura e entretenimento'. Foi muito rico criar um mini programa com roteiro e edição, explorando esse conhecimento que não possuía. Como organizador de uma oficina foi gratificante poder trocar experiências, nos divertindo e podendo levar um pouco da nossa proposta", disse.

Lara afirma que “gostaria de parabenizar os organizadores pela iniciativa do evento cultural. Foi muito prazeroso a participação no encontro, principalmente, pela integração de diferentes projetos culturais. Para o nosso projeto foi essencial a participação, pois proporciona a expansão da nossa proposta, conhecendo outros campi e a sua comunidade acadêmica", conta.

A coordenadora do projeto, professora Regiane Costa, destaca que “o encontro contribuiu para reforçar as preocupações institucionais com a formação permanente da comunidade acadêmica, através da dimensão cultural, cuja discussão é tão cara nos projetos educacionais. Demarcar esse posicionamento na agenda dos eventos do IFFluminense é reconhecer os esforços e a militância dos profissionais culturais, fomentar a arte e a cultura nas nossas escolas, bem como transbordar as nossas ações para a sociedade, num diálogo constante, crescente e enriquecedor para o patrimônio cultural”, finaliza.