CAMPUS MARICÁ

Sustentabilidade

Campus Avançado Maricá promove palestra com Arthur Soffiati

por Comunicação Social do campus Avançado Maricá com Reitoria publicado 29/06/2016 14h17, última modificação 29/06/2016 16h25
O historiador transmitiu um pouco da sua experiência de 40 anos como ambientalista aos estudantes da turma do Projeto Integrador “Sustentabilidade e Consumo Consciente: Fundamentos”.
Campus Avançado Maricá promove palestra com Arthur Soffiati

A coordenadora Elane (blusa rosa) e o professor Soffiati (a sua direita) com pesquisadores de Maricá

A aula do Projeto Integrador com o professor aposentado, historiador e ambientalista, Aristides Arthur Soffiati Netto, foi realizada durante o sábado letivo do dia 18 de junho. Durante a palestra, Soffiati abordou a questão da sustentabilidade socioambiental que, de acordo com ele, é vista como uma utopia. O professor explicou a diferença entre utopia e distopia, lembrando da comemoração, em 2016, dos 500 anos da obra “Utopia”, de Thomas Morus.

Arthur Soffiati também falou aos alunos sobre a passagem do príncipe naturalista alemão, Maximiliano Wied-Neuwied, pelas terras de Maricá, no século XIX, relatadas pelo próprio príncipe nas obras “Viagem ao Brasil”, publicada na Alemanha, em dois volumes, em 1820 e 1821; Beiträge zur Naturgeschichte von Brasilien, em quatro volumes, não traduzida para o português; e Abbildungen zur Naturgeschichte Brasiliens, com gravuras dos animais que estudou no Brasil.

O aluno do 2º ano do Curso Técnico Integrado em Edificações, Leonardo Legentil, destaca que a palestra foi bastante reflexiva. “Saber que Maricá teve toda uma história e uma natureza vasta, nos faz refletir e ver o que nós estamos fazendo com o nosso planeta, com o nosso município, e pensar no que nós realmente temos e no que queremos fazer. Como vamos explorar tanto os recursos na natureza, se ela tem recursos finitos?”, questiona o estudante.

“Em tempos em que a poluição se torna algo comum na mente das gerações mais novas, ter um profissional como o Soffiati para abrir a nossa mente é necessário. Ele faz um trabalho de cidadania”, afirma o aluno do 1º ano, Lucas Moura. “Os argumentos dele me fizeram refletir sobre o que estamos fazendo com o nosso planeta e como devemos mudar urgentemente”, destaca a estudante Eloise Deniau, do 2º ano.

Para a aluna do 1º ano do Curso Técnico Integrado em Edificações, Isadora Gomes, a palestra foi esclarecedora. “É um assunto pouco abordado e quando é abordado não é aprofundado. Ter um ambientalista experiente em sala de aula é bom porque você tem outro tipo de visão, porque nem tudo é aquilo que vemos no noticiário”, afirma.

A coordenadora do Projeto Integrador, Elane de Carvalho, disse que a palestra do Soffiati foi uma excelente finalização para o projeto. Se a sustentabilidade ambiental é uma espécie de ideia mobilizadora, ao mesmo tempo, não podemos esquecer que muitas vezes, por conta dos desastres ambientais anunciados e que se repetem, a utopia se perde e junto com ela também a esperança. Nessas horas, o exemplo de um grande ambientalista como ele é o diferencial que motiva e arrasta para os ideais de cunho ecológico”, ressalta Elane.

A equipe do Projeto Integrador “Sustentabilidade e Consumo Consciente: Fundamentos” é formada pela coordenadora Elane Maria de Carvalho, pelos professores Viviane Tatagiba, Patrícia Frenkel, Franklin Medrado e Aline Azevedo, e conta com o apoio dos servidores técnico-administrativos Gabriel Gonçalves da Silva, Luíza Fajardo, Jullie Vianna, Danielle Franco e José Ferreira Filho.

Após a palestra, o professor Arthur Soffiati e a coordenadora Elane Maria participaram da Festa Junina dos pescadores da Associação Zacarias, em Maricá. Membros da Associação de Preservação Ambiental das Lagunas (APALMA) de Maricá também estiveram presentes no evento.

Comunicação Social do campus Avançado Maricá com Reitoria