CAMPUS MARICÁ

Formatura

Campus Avançado Maricá realiza cerimônia de formatura de estudantes de Edificações

por Comunicação Social da Reitoria publicado 09/04/2018 15h45, última modificação 10/04/2018 10h33
Foi a primeira cerimônia de formatura do Curso Técnico Integrado ao Ensino Médio em Edificações do campus.

O Campus Avançado Maricá realizou, no último dia 26 de março, no Cine Teatro Municipal Henfil, a sua primeira cerimônia de formatura do Curso Técnico Integrado ao Ensino Médio em Edificações. Ao todo, 39 alunos participaram da cerimônia que encerra um ciclo iniciado no ano de 2015.

O formando Leonardo Lobão, que atuou como apresentador da cerimônia, destacou a gratidão que fica após o sentimento de dever cumprido. "Gratidão é a palavra que resume tudo o que eu senti esta noite. Gratidão aos pais e familiares, amigos, professores, servidores técnico-administrativos e a todos os envolvidos. Foi muito emocionante e, ao mesmo tempo um privilégio, fazer parte da primeira turma de Técnico em Edificações no IFFluminense Maricá. Ao ver toda a nossa luta, determinação, esforço, dedicação e perseverança, posso olhar para trás e ver que valeu a pena! O IFF Maricá para mim foi uma experiência única e que nunca será esquecida".

Já o formando Lucas Santos, que foi o orador da turma, demonstrou muita alegria com toda a experiência vivida no IFF. "A ficha de que chegamos ao fim desses 3 anos custou a cair. Foi ao longo de toda cerimônia, que percebi que realmente esse dia chegou. Revivemos histórias e experiências que marcaram nossos anos dentro de algumas horas. Ouvir nossos professores, na condição de patronos ou paraninfos, compartilharem também o que viveram, pondo em palavras todo carinho e afeto por cada turma, sem dúvida foi um dos momentos mais emocionantes. Todas essas lembranças trazidas em cada discurso, fizeram com que a saudade apertasse em nosso peito, pois a partir de agora, cada um segue seu caminho em busca de sucesso e realizações. Particularmente, foram 3 anos de amadurecimento, não somente conhecimento profissional, mas também de cidadania. A formatura foi o resumo e a conclusão de apenas mais uma etapa de nossas vidas".

O diretor-geral do Campus Avançado Maricá, Mendel Aleluia, destacou em seu pronunciamento a importância do momento para o Instituto e para o município, bem como manifestou o desejo de sucesso aos jovens. "Esta instituição depende dos sonhos. Sem sonhos de uma vida melhor, de uma sociedade melhor, de um mundo melhor, a educação esvazia-se de sentido."

O reitor do IFFluminense, Jefferson Manhães de Azevedo, presidiu a cerimônia e destacou a importância do evento e da chegada da instituição à Maricá. "Estão tentando nos convencer de que os jovens das periferias de nossas cidades e do interior deste nosso país não têm o direito de sonhar e de transformar os seus sonhos em realidade. Basta construir uma nação que dê a cada um deles a oportunidade e os instrumentos para que possam desenvolver os seus talentos", finalizou.