CAMPUS MARICÁ

Vem Pro IFF

Candidatos a Cursos Técnicos do IFF Maricá podem acessar provas antigas para intensificar os estudos

por Comunicação Social do Campus Avançado Maricá publicado 03/10/2022 15h03, última modificação 23/11/2022 11h41
Campus oferece 120 vagas distribuídas pelos Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio em Edificações e Meio Ambiente, com inscrições abertas até 17 de outubro.
Processo Seletivo para cursos técnicos no IFF Maricá

Ainda dá tempo de participar do Processo Seletivo 2023 de Ingresso nos Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio do Instituto Federal Fluminense (IFF) Campus Avançado Maricá. São 120 vagas distribuídas pelos cursos de Edificações (60 vagas) e Meio Ambiente (60 vagas), com inscrições abertas até o dia 17 de outubro de 2022, pelo site https://inscricoes.iff.edu.br.

Este ano, o processo seletivo volta a ser realizado por meio de aplicação de provas presenciais, que estão marcadas para o dia 4 de dezembro, das 9h30 às 12h30. Para os candidatos aos Cursos Técnicos Integrados, a prova terá 40 questões objetivas de múltipla escolha, sobre conteúdos dos anos finais do Ensino Fundamental, referentes às disciplinas de Língua Portuguesa, Matemática, Ciências Naturais, História e Geografia.

Os candidatos podem intensificar a preparação desde já, resolvendo as questões das provas aplicadas em seleções anteriores, que estão disponíveis para acesso no Banco de Provas do IFF, assim como seus respectivos gabaritos. Lembrando que, nos Processos Seletivos para ingresso nas turmas de 2021 e 2022, a seleção foi realizada por sorteio eletrônico. Portanto, não há provas relativas a esses anos.

Para acessar as questões e gabaritos, os interessados devem escolher a opção "Prova e Gabarito dos Cursos Técnicos Integrados e Concomitantes", das seleções disponíveis:

Processo Seletivo - 2020
Processo Seletivo - 2019
Processo Seletivo - 2018
Processo Seletivo - 2017
Processo Seletivo - 2016
Processos Seletivos - 2010 a 2015

Vagas são para Cursos Integrados ao Ensino Médio

As 120 vagas disponíveis no Processo Seletivo 2023 do IFF, em Maricá, são para Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio em Edificações e Meio Ambiente. Os candidatos precisam estar cursando ou já ter concluído o nono ano do Ensino Fundamental. O edital com todos os detalhes do Processo Seletivo está disponível para consulta AQUI.

Mas o que são Cursos Técnicos Integrados? Nessa modalidade, os estudantes cursam o Ensino Médio no IFF junto com as disciplinas técnicas e saem com o certificado de técnicos ao fim da formação. Esse certificado também vale como comprovação de conclusão do Ensino Médio, podendo ser usado por quem for prestar Vestibular ou concursos públicos, por exemplo. Os cursos têm duração de três anos e aulas em período integral (manhã e tarde).

Uma novidade nas inscrições para o IFF este ano é que o Portal de Inscrições foi reformulado para facilitar o acesso dos candidatos e está integrado com o Portal gov.br. A partir de agora, para entrar no Portal de Inscrições e se inscrever em um processo seletivo, o usuário tem que fazer login único utilizando o CPF e senha cadastrados no Portal gov.br. O tutorial com o passo a passo do cadastro no Portal está disponível AQUI. Há também um vídeo com  perguntas e respostas sobre a seleção, elaborado pela Comissão Local do Processo Seletivo, e que pode ser acessado no canal oficial do IFF Maricá no Youtube (youtube.com/iffmarica), ou diretamente pelo no link https://youtu.be/Odl1ZHYhKnE.

O valor da taxa de inscrição é de R$ 30,00. A confirmação da inscrição do candidato será realizada mediante o pagamento de taxa, por meio de Guia de Recolhimento da União (GRU), em qualquer agência do Banco do Brasil, até o dia 21 de outubro e durante o horário de expediente bancário. A GRU deverá ser emitida no ato da inscrição.

Dúvida? Fale conosco - É possível entrar em contato com a Comissão Local de Processo Seletivo pelo e-mail candidato.marica@iff.edu.br e com a Comissão Central pelo e-mail atendimentoaocandidato@iff.edu.br. O IFF também disponibilizou em seu portal a página de Atendimento ao Candidato, com os contatos de WhatsApp de cada campus para tirar dúvidas e/ou fornecer informações complementares. Além disso, estão relacionados na página os dias e horários de atendimento em cada unidade. Acesse AQUI.

Além do Campus Avançado Maricá, o IFF está com vagas abertas em cursos técnicos e superiores, no Processo Seletivo e Concurso Vestibular 2023 - 1° Semestre, para os campi Avançados Cambuci e São João da Barra e nos campi Bom Jesus do Itabapoana, Cabo Frio, Campos Centro, Campos Guarus, Itaperuna, Macaé, Quissamã e Santo Antônio de Pádua e na Unidade de Formação de Cordeiro.

Antes de fazer a inscrição, é fundamental ler atentamente o edital, que pode ser acessado no site selecoes.iff.edu.br e AQUI.

Também é possível conhecer um pouco mais sobre os cursos do IFF Maricá acessando as páginas: Edificações e Meio Ambiente