CAMPUS MARICÁ

Evento Online

Cordel é tema de reflexões em aula inaugural do programa de Pós-Graduação do IFF Maricá

por Comunicação Social do Campus Avançado Maricá publicado 23/11/2021 22h13, última modificação 23/11/2021 22h41
Professor Aderaldo Luciano abordou o tema 'O Cordel é Punhal', em que fez toda uma contextualização histórica e ampla defesa da produção cordelista, em meio a metáforas, análises e provocações.
Aderaldo Luciano

O poeta e escritor Aderaldo Luciano abordou o tema "O Cordel é Punhal"

Um gênero literário do Brasil profundo, genuinamente brasileiro e popular, foi o centro das discussões e reflexões na abertura das atividades da segunda turma de Pós-Graduação Lato Sensu em Literatura, Memória Cultural e Sociedade do Instituto Federal Fluminense (IFF) Campus Avançado Maricá, na noite desta terça-feira, dia 23 de novembro. Convidado para ministrar a aula inaugural do curso, o professor e escritor Aderaldo Luciano abordou o tema "O Cordel é Punhal", em que fez toda uma contextualização histórica e ampla defesa da produção cordelista, em meio a metáforas, análises e provocações.

O evento ocorreu de forma remota, pela internet, e foi aberto ao público em geral, com transmissão pelo canal oficial do campus no Youtube. Para quem não conseguiu acompanhar ao vivo ou quer rever a aula, o vídeo está disponível AQUI.

"Estudo o Cordel como uma poesia brasileira, ligada ao todo poético universal, não como uma simples matéria folclórica, literatura popular ou um livrinho que chama a atenção", ressaltou o professor, completando: "Essa falsa ideia que existe, no Brasil e no mundo, de que há uma cultura chamada erudita e outra cultura chamada popular é um mito, uma criação do liberalismo universal, que coloca de um lado os pobres e do outro os ricos, como se apenas os ricos produzissem cultura. Isso é uma aberração. O cordel prova, assim como todo o ciclo do romance social de 30, que há muita cultura rodando e incendiando nas bases populares".

Presidente da Academia Brasileira de Literatura de Cordel, a cordelista Paola Tôrres ressaltou a importância em se incitar a discussão de que até que ponto o cordel é brasileiro e de subverter a visão europeia sobre esse gênero.

"A gente deve se aprofundar nessa brasilidade e se empoderar disso que é tão nosso, dando voz e vez verdadeiramente a nossa gente e nossa cultura, com muito orgulho. Inaugurar para novas gerações, reconstruir essa história que nos foi usurpada, da voz das mulheres, dos indígenas, dos caboclos, dos vaqueiros. É muito importante introduzir isso no meio acadêmico, e agradeço ao Instituto por trazer esse tema para discussões numa aula inaugural de pós-graduação", afirmou Paola Tôrres.

Literatura, Memória Cultural e Sociedade

Coordenador da Pós-Graduação em Literatura, Memória Cultural e Sociedade, o professor Ronaldo Ferrito explicou a importância de ter um pesquisador que transita em diferentes meios como ministrante da aula de abertura do curso.

"Inauguramos nossa segunda turma com um tema tão rarefeito nos nossos meios acadêmicos, que é o Cordel. O Aderaldo é uma pessoa que transita tanto no meio acadêmico, com suas pesquisas, quanto também tem uma atividade forte de efervescência cultural dentro do Cordel. É muito caro para nós termos nesse espaço um pesquisador que consegue juntar esses três temas da pós-graduação — Literatura, Memória Cultural e Sociedade — num só objeto de estudo", afirmou o coordenador.

Aderaldo Luciano é pós-doutorando em Estudos Culturais, no Programa Avançado de Cultura Contemporânea da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), além de doutor e mestre em Ciência da Literatura, pela mesma universidade, e licenciado em Língua Vernácula e Literatura pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). É autor dos livros "O Punhal - Anotações Sobre o Cordel Brasileiro" e "Apontamentos Para uma História Crítica do Cordel Brasileiro".

Para o diretor de Ensino, Pesquisa e Extensão do IFF Maricá, Mendel Aleluia, a aula inaugural possibilitou um espaço muito privilegiado de discussões para alunos e convidados.

"Fizemos uma escolha muito importante de trazer o professor Aderaldo justamente porque não dá para ignorar que o Cordel consegue dialogar com esses três grandes eixos que nossa pós-graduação tem. Acompanho de maneira muito feliz algo que me parece muito interessante, que é um deslocamento dessa posição histórica em que o Cordel é colocado, numa lógica do folclore, para hoje estarmos trazendo para o debate acadêmico, mas sem abrir mão de discutir essa raiz popular que é tão fundamental", disse o diretor.

Pós está em seu segundo ano

Antes de o professor Aderaldo Luciano iniciar sua aula, o diretor-geral do IFF Maricá, Emerson Bittencourt, deu as boas-vindas aos alunos ingressantes e ressaltou a importância do curso de pós-graduação para o campus e a região.

"Esse é um curso que atende uma demanda local e, ao mesmo tempo, uma expectativa da nossa instituição. Em Maricá, o IFF já se consolida, apesar de ter poucos anos de presença no município. Nossa proposta com a pós-graduação é abrir as portas de um espaço acadêmico, de formação e de participação para nossa comunidade, num nível que muitas vezes acabava sendo exclusivo de alguns circuitos, já que para quem não está nos grandes centros, a formação em pós-graduação numa instituição pública, de nível federal, nem sempre é acessível", ressaltou.

Esta é a segunda turma do Programa de Pós-Graduação Lato Sensu em Literatura, Memória Cultural e Sociedade do IFF Maricá. O processo seletivo foi realizado entre os meses de agosto e outubro, com a aprovação de 17 candidatos, que iniciarão o curso nesta terça-feira. Veja o edital e mais informações da seleção AQUI.