CAMPUS MARICÁ

Infraestrutura

Em reunião com pais e responsáveis, direção do IFF Maricá detalha decisão de adiar retorno às aulas

por Comunicação Social do Campus Avançado Maricá publicado 01/08/2022 21h09, última modificação 01/08/2022 21h09
A alteração no calendário é decorrente de um atraso da Prefeitura de Maricá na instalação dos módulos que serão usados como salas de aula durante as obras de reparo estrutural do Bloco Pedagógico.
Reunião de pais no IFF Maricá

A reunião ocorreu de forma presencial no campus

O Instituto Federal Fluminense (IFF) Campus Avançado Maricá realizou nesta segunda-feira, dia 1º de agosto, uma reunião presencial com pais e responsáveis dos estudantes de seus cursos técnicos para prestar informações e sanar dúvidas sobre o adiamento de duas semanas do retorno às aulas. A alteração no calendário acadêmico, após as férias de julho, é decorrente de um atraso da Prefeitura de Maricá na instalação dos módulos que serão usados como salas de aula durante as obras de reparo estrutural do Bloco Pedagógico.

"A instalação desses módulos, conforme acordado com a Secretaria Municipal de Educação, é fundamental para que o IFF possa dar continuidade ao ano letivo de forma plena. O projeto prevê que sejam instaladas 10 salas em módulos, na área externa do ginásio do campus, que serão suficientes para o atendimento de todas as nossas turmas durante o período de obras, que está estimado pela empresa responsável, a Engebio, e pelo Serviço de Obras de Maricá (SOMAR) para durar até cinco meses", afirmou o diretor-geral do IFF Maricá, Emerson Brum Bitencourt.

A interrupção do uso do Bloco Pedagógico teve início em 4 de julho, em decorrência da identificação de rachaduras na estrutura do prédio. Após vistoria da Defesa Civil do Município, a SOMAR emitiu um ofício informando sobre a necessidade de isolamento dessas áreas, considerando o trabalho das equipes e os incômodos gerados pela obra, como barulho e poeira. Desde então, uma série de reuniões tem sido realizadas entre a gestão do Instituto e dos órgãos municipais para a tomada de decisões e apresentação das soluções para o problema estrutural no prédio, cuja construção é de responsabilidade da Prefeitura.

"Nas duas primeiras semanas de julho, as coordenações de curso organizaram um cronograma especial, com as atividades acadêmicas provisoriamente em espaços adaptados, como o auditório, alguns laboratórios, o ginásio e o prédio da biblioteca, pois havia a previsão de termos os módulos instalados pela Prefeitura até o fim de julho, quando terminava o período de férias. Com esse atraso, infelizmente foi preciso tomar uma decisão mais drástica, de adiamento do retorno às aulas, já que precisamos desses novos espaços para conseguirmos dar sequência a nossas atividades letivas de forma plena", explicou Emerson Brum Bitencourt.

Além das estruturas modulares que serão instaladas pela Prefeitura, haverá a realocação dos espaços de ensino prático no bloco de laboratórios, que está recebendo novos equipamentos adquiridos pelo Instituto, além da continuidade do uso do prédio da biblioteca para abrigar os laboratórios de desenho técnico. Segundo o diretor-geral, essa estrutura é suficiente para garantir a continuidade do ano letivo sem prejuízos para os alunos até que o Bloco Pedagógico esteja novamente liberado para uso em sua totalidade.

Reunião agendada para 8 de agosto

Durante a reunião, foi formada uma comissão de pais e responsáveis para acompanhar as conversas entre o IFF e a Prefeitura de Maricá, além do andamento do trabalho de reforma da estrutura do prédio e de instalação dos módulos. Uma nova reunião geral de pais e responsáveis com a direção do campus está prevista para ocorrer na próxima segunda-feira, dia 8 de agosto, novamente às 18h, no auditório do IFF Maricá.

A Coordenação Acadêmica e de Assistência Estudantil do IFF Maricá também aproveitou o encontro presencial com os pais e responsáveis para informar sobre o resultado do edital para concessão do Auxílio-Alimentação aos alunos, cuja seleção ocorreu durante os meses de junho e julho. Foram, ao todo, 148 estudantes aprovados para receber o auxílio mensal até dezembro. Em caso de dúvidas, é possível entrar em contato pelo e-mail pedagogico.marica@ifff.edu.br.