CAMPUS MARICÁ

Campus Maricá se reúne com o Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência

por Comunicação Social do Campus Avançado Maricá publicado 03/05/2017 15h29, última modificação 04/05/2017 13h11
O objetivo é estreitar o diálogo com o Conselho e contribuir para o fortalecimento das discussões relacionadas às pessoas com deficiência.
Equipe Gestora se reúne com o Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência de Maricá

Representantes do Campus Maricá e do Comdef durante reunião

Dando continuidade ao seu planejamento gestor, a direção-geral do Campus Avançado Maricá se reuniu com os representantes do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência (Comdef) do município, no dia 07 de abril de 2017, para conhecer as ações realizadas, bem como fortalecer a discussão relacionada à pessoa com deficiência. A reunião também contou com a participação da coordenação de Administração e da coordenação de Infraestrutura e Transporte do campus.

A diretora-geral, professora Regiane Costa, conta que o conhecimento das ações do Comdef fazia parte do planejamento gestor do campus por dois motivos: “reafirmar o nosso propósito, a partir da referência de fomentar a acessibilidade nas instâncias públicas para todos os estudantes e para a sociedade civil; e para fazer coro aos que, com muita resistência e militância, vêm pautando esse debate nas discussões municipais”, pontua.

Regiane diz que espera encaminhar, junto ao Conselho, proposições para as questões infraestruturais do campus, considerando tanto a sede provisória, quanto a sede definitiva, em construção no Bairro Ubatiba. “Sobre essa última, estamos mediando estudos, análises e encaminhamentos da Comissão de Acompanhamento da Obra na sede Ubatiba, onde a presença do Comdef é de tamanha relevância, colaborando com as recomendações em prol de espaços acessíveis, em diálogo com as orientações legais sobre este tema. Certamente, teremos muito a discutir e a construir a partir desta parceria iniciada, que terá muito a desdobrar sobre inclusão, equidade, política pública e configurações formativas”, destaca a diretora.

O membro da Secretaria da Mesa Diretora do Comdef, Rene Lazari, demonstrou satisfação após o encontro com a diretoria do campus. “Se não me falha a memória, é a primeira instituição que, verdadeiramente, se mostra preocupada com a causa da pessoa com deficiência, interessando-se e buscando o contato do Conselho, tendo em vista uma parceria futura e duradoura”, ressalta o representante.

Ficamos com uma impressão muito boa, pois percebemos a grande preocupação do campus, que mesmo sem a demanda, sem a presença de pessoa com deficiência na escola, estão com o olhar lá no futuro, verificando que é necessário que eles se preparem e estejam prontos para atender a demanda quando bater em sua porta. Parabenizamos toda a diretoria do IFFluminense por este projeto. Esperamos que esta parceria realmente venha trazer frutos para todos nós, não só para a pessoa com deficiência, mas para todos os munícipes de Maricá”, acrescenta Rene.

Também estiveram presentes na reunião o representante dos pais e responsáveis pelos estudantes do Conselho de Campus, Carlos Ronaldo Santos, que realizou um levantamento com possibilidades para tornar o Campus Avançado Maricá acessível; o presidente do Comdef, Thiago da Silva Reis; a coordenadora de Infraestrutura e Transporte, Danielle Dias Marques Franco; o coordenador de Administração, José Luís Santos.