CAMPUS MARICÁ

Pesquisa Científica

Estudante do IFF Maricá tem artigo premiado com o 1º lugar no Prêmio Novos Pesquisadores de 2022

por Comunicação Social do Campus Avançado Maricá publicado 24/11/2022 12h56, última modificação 24/11/2022 13h10
Campus teve outros cinco artigos entre os finalistas da premiação, que é promovida pela Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Comunicações.
Divulgação do resultado do Prêmio Novos Pesquisadores

O Prêmio Novos Pesquisadores é promovido por meio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Comunicações. Foto de divulgação: Prefeitura de Maricá

Com o tema "Além de sol e mar: incentivos à valorização do patrimônio histórico e cultural de Maricá", um artigo científico produzido pela estudante do 3º ano do Curso Técnico Integrado em Meio Ambiente Ana Karen Sudério Silva, sob orientação do professor Fernando Vieira, foi o grande vencedor do 5º Prêmio Novos Pesquisadores, da Prefeitura de Maricá. O resultado final foi divulgado na manhã desta quinta-feira, 24 de novembro, e traz outros cinco trabalhos do Instituto Federal Fluminense (IFF) Campus Avançado Maricá entre os finalistas da categoria Ensino Médio.

ACESSE AQUI A LISTAGEM COM O RESULTADO FINAL DO PRÊMIO

A ideia de pesquisar sobre a valorização do patrimônio local e a forma como esse incentivo pode influenciar na construção da autoestima e da cidadania surgiu como um anseio da própria estudante.

"Mesmo tendo nascido e sido criada em Maricá, pude perceber nos últimos anos o quanto meu conhecimento sobre questões culturais da nossa cidade ainda é pequeno. E isso me deixava incomodada. Então, quando soube desse concurso, que é promovido justamente com a finalidade de falarmos sobre Maricá, na hora me veio a ideia de trabalhar esse tema. Sou muito grata ao professor Fernando, por todo o apoio nesse processo de produção do artigo, que não foi nada fácil. Em meio à rotina de estudos no IFF, que já é naturalmente pesada, além da preparação para o ENEM, ter conseguido escrever e apresentar o trabalho, por si só, já foi uma grande vitória. Esse primeiro lugar nos traz muita alegria", conta Ana Karen.

E essa não foi a única vitória da estudante nos últimos dias. Ana Karen também foi premiada com a medalha Futuro Cientista, na Olimpíada Brasileira de Biotecnologia (OBBiotec), um projeto da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações.

IFF tem seis trabalhos entre finalistas

Além do trabalho produzido por Ana Karen e pelo professor Fernando, outros cinco artigos do IFF Maricá ficaram entre os nove finalistas do 5º Prêmio Novos Pesquisadores, um deles a pesquisa "A compostagem como mitigação do efeito estufa e instrumento de inovação social em Maricá", da estudante Clarice Leão Motta, sob orientação do professor André Coelho, que conquistou o terceiro lugar.

"Acredito que o IFF sempre prezou pela pesquisa científica como a busca por respostas que relacionam o conhecimento com a melhoria do ser humano, do ambiente e das relações que estabelecemos. Sempre de maneira crítica e rigorosa na busca por fontes de informações. No nosso artigo, fizemos uma reflexão de que os resíduos sólidos podem ser aproveitados de maneira mais racional, gerar renda ao cidadão, verba ao município, criar empregos e ainda diminuir o efeito estufa da Terra", ressaltou o professor André Coelho.

Outros trabalhos do IFF finalistas foram "Maricá pós-pandemia: recuperação da renda familiar", da estudante Poliana da Silva Paz, sob orientação do servidor Gabriel Gonçalves; "Incentivo aos escritores na cidade de Maricá", da estudante Rafaella Medeiros e Silva, sob orientação da professora Iracema Pedrollo; "Um olhar retrospectivo sobre o ensino remoto emergencial durante a pandemia de Covid-19", da estudante Maria Clara Madacon, sob orientação da professora Thamiris de Araujo; e "Os impactos das mudanças climáticas na cidade de Maricá: avaliação socioambiental, deslizamentos e inundações", da estudante estudante Maria Vitória Gervásio, sob orientação do professor e diretor de Ensino, Pesquisa e Extensão do IFF Maricá, Mendel Aleluia.

"A nossa participação no Prêmio Novos Pesquisadores consolida a nossa instituição como referência neste município nas ações de iniciação científica e de incentivo à pesquisa. Muito obrigado e parabéns a todas e todos os participantes", ressaltou o diretor de Ensino, Pesquisa e Extensão do IFF Maricá.

Prêmio Novos Pesquisadores

O Prêmio Novos Pesquisadores foi criado para estimular a inclusão dos estudantes da Educação Básica em ações e processos que integram o campo da pesquisa científica, desenvolvendo a criatividade, a curiosidade, o interesse pelo resgate histórico, o questionamento da realidade, o conhecimento de técnicas e instrumentos metodológicos e científicos.

Os três primeiros colocados de cada categoria, além do orientador, receberão um notebook e um certificado como prêmio. Todos os participantes receberão um certificado de participação e poderão ter seus artigos científicos publicados pelas organizações participantes.