CAMPUS MARICÁ

Notícias

Capacitação

Estudantes de Meio Ambiente do IFF Maricá participam de workshop sobre observação de pássaros

por Comunicação Social do Campus Avançado Maricá publicado 28/11/2022 11h30, última modificação 28/11/2022 11h40
O evento Vem Passarinhar aconteceu na Unidade de Conservação Ambiental do Silvado e contou com uma trilha informativa e palestra, entre outras atividades.
Alunos do IFF em evento de observação de aves

A trilha fica localizada na Unidade de Conservação Ambiental do Silvado, em Maricá. Foto de divulgação

Estudantes do 2º ano do Curso Técnico Integrado em Meio Ambiente do Instituto Federal Fluminense (IFF) Campus Avançado Maricá participaram na sexta-feira, 25 de novembro, do 1º Vem Passarinhar, um workshop de observação de pássaros realizado pela Secretaria de Cidade Sustentável de Maricá, por meio da ONG BlueBirdsBr, na Unidade de Conservação Ambiental do Silvado. A participação do IFF foi conduzida como aula de campo pela professora Elane Carvalho, como parte das atividades das disciplinas de Gestão Ambiental e Saneamento Ambiental.

O evento incluiu a inauguração da Trilha Interpretativa de Observação de Aves, um trajeto de pouco mais de um quilômetro, em que é possível observar 116 espécies de aves que habitam a região, além de uma palestra com os especialistas em BirdWatching Daniel e Gabriel Mello e da apresentação do comedouro instalado na área externa da sede da Unidade de Conservação.

“Além da importância para a saúde mental, o turismo e a economia, entre outros pontos, este tipo de atividade promove verdadeira inclusão, quando são construídas trilhas acessíveis para cegos e cadeirantes. É um nicho muito importante para ser explorado no Turismo da cidade de Maricá”, ressaltou a professora Elane Maria Farias de Carvalho.

Aluna do de Meio Ambiente do IFF, Maria Clara Hruschka, de 16 anos, alertou para o não aprisionamento das aves, como muitas pessoas costumam fazer.

“Muitas pessoas gostam de aprisionar passarinhos e isso não pode ser feito. É interessante estarmos aqui no local porque podemos ver de perto como funciona o trabalho de preservação e de observação das aves. É muito bom porque vimos na prática o que aprendemos em sala de aula”, contou.

A observação das aves com os estudantes foi conduzida pelo biólogo e ornitólogo Guilherme Serpa, da BlueBirdsBr, que destacou que "a trilha interpretativa, o guia de aves do Silvado e as placas educativas fazem do percurso um instrumento grandioso de educação ambiental, sendo uma experiência única e especial".

Ao final da visitação, houve a entrega do certificado de “Selo Amigo das Aves”, destinado a estabelecimentos comerciais e aos locais de visitação. O programa contempla o diagnóstico e adequação do estabelecimento com padrão internacional de qualidade ambiental comprovada cientificamente para a minimização dos impactos negativos das aves e potencialização dos impactos positivos, com estruturação para o Turismo de Observação de Aves, trazendo uma série de benefícios para os visitantes e para o meio ambiente.

Gestor da Área de Proteção da Serra de Maricá e responsável pelo convite ao IFF para a atividade, Felipe Zeidan Silveira, disse que o objetivo de eventos como esse é colocar Maricá no circuito de observação de aves.

“Com as nossas unidades de conservação ajudando a proteger a biodiversidade, vamos conseguir ter várias espécies de aves para observar. O objetivo do trabalho é ter um catálogo de todas as aves que encontramos no município. Para isso, estamos iniciando esse trabalho com a inauguração de uma trilha e a construção de um observatório aqui na nossa sede”, destacou.

*Texto elaborado pela Comunicação Social do Campus Avançado Maricá com parte das informações apurada pela Comunicação Social da Prefeitura de Maricá (https://www.marica.rj.gov.br/noticia/cidade-sustentavel-realiza-workshop-com-especialistas-em-observacao-de-aves-no-silvado/)