CAMPUS MARICÁ

Artigos Científicos

Estudantes do 3º ano do IFF Maricá podem se inscrever no Prêmio Novos Pesquisadores 2022

por Comunicação Social do Campus Avançado Maricá publicado 26/04/2022 12h04, última modificação 26/04/2022 14h21
Concurso promovido pela prefeitura é voltado ao estímulo da produção científica pelos estudantes da educação básica e desde sua primeira edição conta com alunos do IFF Maricá entre os finalistas.
Inscrições Abertas

Estudantes das turmas de 3º ano dos Cursos Técnicos Integrados do Instituto Federal Fluminense (IFF) Campus Avançado Maricá com interesse por pesquisa devem ficar atentos, pois já estão abertas as inscrições para a 5ª edição do Prêmio Novos Pesquisadores, uma iniciativa da Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia e Comunicações de Maricá. O concurso é voltado ao estímulo da produção científica pelos estudantes da educação básica e desde sua primeira edição conta com alunos do IFF Maricá entre os finalistas.

São duas categorias no prêmio: uma voltada a estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental e a outra aos matriculados no 3º ano do Ensino Médio, que é a categoria para o qual os alunos do IFF podem concorrer. O concurso consiste na produção de um artigo científico junto com um professor orientador (ou orientador pedagógico/ educacional). Os textos deverão ser entregues até o dia 12 de agosto, e não é permitido concorrer com mais de um artigo. Os três primeiros colocados em cada categoria receberão um notebook, cada.

Inscrições até 25 de maio

As inscrições ficarão abertas até 25 de maio e deverão ser feitas presencialmente, na Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia e Comunicações de Maricá, na Rua Eugênia Modesto da Silva, 276, Parque Eldorado, Maricá, mediante a entrega dos seguintes documentos, em envelope a lacrar no ato da inscrição:

• Ficha de Inscrição preenchida e assinada pelo estudante e pelo responsável, orientador e diretor da unidade escolar (ANEXO I do edital);
  • Comprovante de matrícula e escolaridade do estudante, assinada e carimbada pela unidade escolar;
  • Cópia do documento de identidade e do CPF do estudante, representante legal e do orientador;
  • Comprovante de Residência do estudante e do orientador;
  • Currículo simplificado do orientador;
  • Termo de Autorização do Uso de Imagem e Voz do Estudante e do Orientador (ANEXO IV e ANEXO IV-A do edital);
  • Termo de Autorização do Responsável pelo Estudante (ANEXO V do edital);
  • Termo de Autorização de Cessão de Direitos Autorais (ANEXO VI do edital);
  • No caso do estudante apresentar alguma deficiência, entregar o laudo no ato da inscrição.

A relação de inscrições deferidas e indeferidas será divulgada até o dia 31 de maio, no site da Prefeitura de Maricá e no Jornal Oficial de Maricá (JOM). As dúvidas sobre o processo de inscrição poderão ser encaminhadas ao e-mail novospesquisadores2022@hotmail.com. O edital completo com informações detalhadas da premiação e das inscrições pode ser acessado AQUI.

IFF Maricá premiado

No ano passado, três artigos produzidos no IFF Maricá ficaram entre os dez finalistas, sendo um deles o grande vencedor do Prêmio Novos Pesquisadores. Escrito pela então aluna do 3º ano de Edificações Caroline Costa Barbosa, sob orientação do servidor Gabriel Gonçalves da Silva, o trabalho "O autismo em Maricá: a importância do diagnóstico precoce" foi o primeiro colocado da categoria Ensino Médio.

O IFF Maricá recebeu ainda uma menção honrosa com o artigo "A importância de políticas públicas voltadas à divulgação científica e à inovação e tecnologia para o desenvolvimento de uma cidade mais sustentável, humana, inteligente e mais justa", da estudante Ana Clara Segal Vidal Pessanha, sob orientação da professora Elane Maria Farias de Carvalho, que ficou na quarta colocação. Outro trabalho do campus entre os dez finalistas no ano passado foi o artigo "Retratos da pandemia: um olhar sobre a Covid-19 em Maricá", do aluno Caio Dias de Castro, sob orientação do professor Alessandro Garcia da Silva.