CAMPUS MARICÁ

Oportunidade

Estudantes do IFF Maricá podem se inscrever para vagas de voluntário em projeto de Educação Física

por Comunicação Social do Campus Avançado Maricá publicado 25/08/2022 12h40, última modificação 25/08/2022 14h48
Seleção do projeto 'Se-Movimentar em tempos de ressignificação da vida após a pandemia', coordenado pela professora Regiane Costa, é aberta a estudantes dos Cursos de Edificações e Meio Ambiente.

De 26 de agosto a 2 de setembro, estarão abertas as inscrições da seleção de estudantes voluntários para o Projeto "Se-Movimentar em tempos de ressignificação da vida após a pandemia: possibilidades esportivas, artísticas e culturais", que é desenvolvido no Instituto Federal Fluminense (IFF) Campus Avançado Maricá, sob coordenação da professora de Educação Física, Regiane Costa.

Podem concorrer estudantes do 1º ao 3º ano dos Cursos Técnicos Integrados em Edificações e em Meio Ambiente do IFF Maricá. Os candidatos precisam ter também disponibilidade para desenvolver carga horária de oito horas semanais em atividades de leitura, estudos, reuniões e ações de planejamento e mediação.

As inscrições são online, pelo site https://forms.gle/yfdqEnnLSyNhNjwcA. Após preencher o cadastro, os inscritos receberão um e-mail contendo o link da primeira etapa seletiva, que compreenderá um questionário de avaliação, além de informações sobre data, local e horário para a realização da segunda fase da seleção, composta por entrevista.

Resumo do projeto

Considerando a retomada presencial das atividades que constituem o contexto humano, em função dos desdobramentos da pandemia da COVID-19, o projeto "Se-Movimentar em tempos de ressignificação da vida após a pandemia: possibilidades esportivas, artísticas e culturais" apresenta duas frentes de intenções: conhecer as experiências juvenis construídas durante o período de isolamento social no que se refere ao Se-Movimentar, ou seja, na perspectiva da prática do movimento humano e suas interfaces com o esporte, com a cultura, com a arte, bem como com as outras conjunções junto à Cultura Corporal; e mediar vivências esportivas, culturais e artísticas no IFF Maricá, construindo espaços-tempos que suscitem à discussão e as intervenções para a garantia da prática de movimento na escola e na sociedade.

Contando com estudos e ações junto à comunidade escolar, o projeto mediará experiências corporais nos espaços-tempos do IFF Maricá e em espaços públicos voltados para o movimento, organizando possibilidades esportivas, artísticas e culturais, fortalecendo a prática de movimento a partir de dias temáticos variados (esportes, jogos culturais e populares, dança, ginástica, yoga, trilhas, caminhadas, corridas, alongamento, e-esportes), podendo, ainda receber a comunidade externa nas produções corporais.

Organizações de jogos esportivos amistosos, de eventos esportivos e culturais internos e de conhecimento do patrimônio ambiental e cultural serão algumas atividades que poderão ser realizadas pelo projeto.