CAMPUS MARICÁ

I Afro IFF marca debates em Maricá

por ferdinanda fernandes maia publicado 10/12/2015 21h07, última modificação 13/12/2015 20h01
Discussões, palestras e apresentações artísticas marcaram o I Afro IFF, ação de extensão que aconteceu no dia 14 de novembro de 2015, no campus Avançado Maricá.
I Afro IFF Maricá

Estudantes e servidores participaram do evento.

Com o tema Lei 10639/03, o que temos com isso?, o encontro envolveu a participação de alunos e servidores e estimulou discussões sobre a importância de se debater relações étnico-raciais no Brasil, questionar o preconceito racial e promover a valorização da identidade afro-brasileira.

Pela manhã, uma apresentação musical abriu o início das atividades, que foram sequenciadas por mesas-redondas sobre Racismo e Religião, ministrada pelos professores André Tinoco e Fausto Cafezeiro (Uerj/FFP), e sobre Cabelos Étnicos, coordenada por Elizabeth Timbó, professora da rede estadual de ensino, e por Keila Figueira, professora de Química do campus. Houve também uma oficina de turbantes e um debate sobre o filme Eu, escrava.

À tarde, a programação continuou com sarau de poesias, leitura de cordéis sobre valorização da identidade afro-brasileira feitos por alunos do campus, ensaio de fotografias com críticas ao preconceito racial e desfile de moda inspirada no tema África.

"O evento foi muito importante para a conscientização de nossos alunos sobre a importância da valorização de nossas referências étnico-culturais afro-brasileiras e para uma reflexão crítica relativa ao preconceito racial, muitas vezes sutil e silencioso, que se manifesta em nossa sociedade de forma subjetiva, e que deve ser fortemente combatido”, afirma Fernanda Rabelo, diretora de Ensino, Pesquisa e Extensão do campus.