CAMPUS MARICÁ

Notícias

Novo profissionais

IFF Maricá antecipa formatura de 32 alunos aprovados em universidades e em seleções de emprego

por Comunicação Social do Campus Avançado Maricá publicado 15/03/2023 11h58, última modificação 15/03/2023 13h13
Formandos receberam seus certificados de conclusão do Curso Técnico em solenidade realizada no auditório do campus após serem selecionados para ingresso em cursos superiores e no mercado de trabalho.
Colação de grau no IFF Maricá

A colação de grau foi realizada no auditório do campus

O Instituto Federal Fluminense (IFF) Campus Avançado Maricá realizou nesta terça-feira, 14 de março, mais uma solenidade de antecipação de colação de grau para estudantes concluintes de seus Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio que foram aprovados em seleções de universidades públicas ou para oportunidades de emprego na área. Uma primeira formatura antecipada já havia acontecido em 10 de fevereiro, totalizando com a desta terça-feira 32 formandos, sendo 23 de Edificações e nove de Meio Ambiente.

A solenidade aconteceu no auditório, reunindo estudantes, a direção do campus, servidores e familiares dos formandos. O ano letivo de 2022 no IFF Maricá termina oficialmente esta semana, mas é concedida a colação de grau antecipadamente a todos os concluintes que comprovam aprovação para o ingresso no ensino superior ou no mercado de trabalho formal, desde que cumpram os requisitos definidos em portaria emitida pela Reitoria do IFF.

Aprovado em quatro universidades públicas, Kauã Petrilo, agora técnico em Edificações, foi um dos formandos desta terça-feira. O rapaz, que tem de 18 anos e atuou como bolsista do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (Neabi) do IFF Maricá nos últimos anos, foi selecionado para ingresso no curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), da Universidade Federal Fluminense (UFF) e da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), além de Ciências Sociais na Universidade de São Paulo (USP).

"Meu curso técnico, assim como a participação no Neabi, influenciaram muito na escolha por seguir os estudos em Arquitetura, pois eu queria muito atuar na área da Construção Civil, mas também com um interesse grande pelas Ciências Sociais, sobretudo em poder ajudar outras pessoas. Um dos meus projetos para o futuro é trabalhar desenvolvendo projetos para comunidades mais afetadas pelas desigualdades econômicas e sociais", ressalta Kauã.

Colega de turma de Kauã em Edificações e bolsista do Núcleo de Gênero e Diversidade Sexual (Nugedis), Edson Soares Silva também conquistou a almejada vaga no ensino superior. Ele foi aprovado para o curso de Ciências Sociais na USP e na UFF, e optou pelo ingresso na instituição fluminense.

"Para quem está chegando agora ao IFF, adianto que vai ser difícil, mas certamente no final vale muito a pena. Aproveitem todas as oportunidades que puderem, seja estudando o máximo possível e também participando de projetos disponíveis no Instituto, como os de pesquisa, cultura e esporte. Minha participação no Nugedis, por exemplo, assim como as aulas de Sociologia, me abriram a mente no sentido de pensar mais sobre a sociedade e escolher seguir nessa área de Ciências Sociais", conta o calouro da UFF.

Ingresso no mercado de trabalho

Outra recém-formada como técnica em Edificações, Marcella de Jesus Faria deixa o IFF Maricá já empregada numa empresa de projetos arquitetônicos. Ela conseguiu a inserção no mercado de trabalho na mesma empresa onde estagiou neste último ano de formação, após garantir uma nota dez em seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). A apresentação foi a primeira de sua turma, realizada no fim de janeiro, com Marcella detalhando sua experiência como estagiária por meio de um Relatório Técnico de Atividades Complementares.

"Demorei cerca de três meses na elaboração desse relatório e posso afirmar, com toda a certeza, que foi de grande importância para a minha formação. Muitas vezes, a gente não percebe tudo o que tem feito e aprendido enquanto está estagiando, porque é muita coisa acontecendo ao mesmo tempo. Então, escrever o relatório foi um momento em que pude refletir e colocar no papel todas essas experiências que tenho vivenciado profissionalmente", disse a formanda logo após a apresentação do TCC.

Primeira turma de Meio Ambiente

Para o diretor-geral do IFF Maricá, Emerson Brum Bittencourt, os resultados alcançados pelos formandos é motivo de muito orgulho para a Instituição.

"Enquanto os via chegar para essa solenidade de antecipação da colação de grau, comecei a lembrar daquele primeiro dia de aula lá em 2020, neste mesmo auditório, e dos tantos desafios que enfrentamos ao longo desses três anos. Estar com vocês aqui hoje é, não só uma honra, mas também o reconhecimento do que vocês superaram para conquistar essa formação. Parabéns! Temos certeza que serão muito bem sucedidos e saibam que o Instituto sempre será também a casa de vocês", ressaltou o diretor-geral, em sua fala aos formandos.

As colações de grau antecipadas deste início de ano marcaram também a formação dos primeiros técnicos em Meio Ambiente pelo IFF Maricá. O curso começou a ser oferecido no campus em 2020, enquanto a área de Edificações tem turmas ingressantes desde 2015, ano em que o Instituto chegou a Maricá.

"O sentimento hoje é de muita alegria, pois é a nossa primeira turma de formandos de Meio Ambiente. Tem sido muito gratificante poder acompanhar a jornada desses estudantes, que também, de certa forma, vêm ajudando na construção e consolidação do curso. Esses são alunos que passaram por grandes desafios, entre eles os quase dois anos de atividades não presenciais pela pandemia, precisando se adequar e readequar em diferentes momentos. Merecem duplamente nossos parabéns. A vitória deles é também uma vitória para todos nós, enquanto professores e equipe pedagógica", destaca Renato Jonas, coordenador do Curso Técnico em Meio Ambiente.

Apesar da colação de grau antecipada para uma parte dos concluintes dos Cursos Técnicos em Edificações e Meio Ambiente, o IFF Maricá realizará ainda a cerimônia de formatura das turmas de 3º ano do ano letivo de 2022, reunindo todos os alunos. A data será divulgada em breve.