CAMPUS MARICÁ

Notícias

Atividades no Campus

IFF Maricá dará início ao retorno gradual e seguro das aulas presenciais no dia 10 de janeiro

por Comunicação Social do Campus Avançado Maricá publicado 31/12/2021 10h24, última modificação 07/01/2022 20h12
Datas de retomada das Atividades Pedagógicas Presenciais variam conforme cada uma das turmas, e haverá reuniões, nos dias 5 e 6 de janeiro, para divulgação de informações e esclarecimento de dúvidas.
Atividades Pedagógicas Presenciais em Maricá

O Instituto Federal Fluminense (IFF) Campus Avançado Maricá dará início, a partir de 10 de janeiro, à retomada de suas atividades pedagógicas presenciaisEssa volta às salas de aula no entanto será gradual, conforme critérios definidos no Protocolo de Biossegurança do IFFcampus recebeu o parecer favorável do Conselho Superior do Instituto para iniciar a Fase 2 do plano de retorno no último dia 16 de dezembro.

ATUALIZAÇÃO: Em 7 de janeiro, a Direção do IFF Maricá adiou a retomada das atividades presenciais para 17 de janeiro, em decorrência da piora nos índices da pandemia. Saiba mais AQUI.

Nessa fase, parte das aulas são ministradas presencialmente — por meio das chamadas Atividades Pedagógicas Presenciais (APP) —, e a outra parte é mantida de forma remota, em sistema de Atividades Pedagógicas Não Presenciais (APNP). Com isso, na Fase 2 do Campus Avançado Maricá, cada uma das turmas dos Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio terá um encontro presencial na semana. O dia de início das APP para cada turma obedecerá o seguinte cronograma:

  • 1º ano de Edificações: segunda-feira, dia 10 de janeiro (aulas de Matemática e Materiais de Construção Civil e Laboratório) 
  • 2º ano de Edificações: quarta-feira, dia 12 de janeiro (aulas de Topografia e Biologia)
  • 3º ano de Edificações: sexta-feira, dia 14 de janeiro (aulas de Topografia e Matemática)
  • 1° ano de Meio Ambiente: terça-feira, dia 11 de janeiro (aulas de Artes e Química)
  • 2° ano  de Meio Ambiente: quinta-feira, dia 13 de janeiro (aulas de Geomorfologia e Português)
 

As atividades presenciais acontecerão no turno da tarde, das 13h às 17h. Os estudantes deverão comparecer ao campus apenas nos dias estipulados para as aulas presenciais de sua turma. Para garantir a segurança de toda a comunidade que atuará presencialmente na instituição, estudantes e servidores deverão respeitar o Protocolo de Biossegurança do IFF. A permanência no campus ficará restrita aos horários das atividades, e o uso de máscaras será obrigatório durante todo o tempo.

Reuniões com as turmas

Antes do início das Atividades Pedagógicas Presenciais (APP) haverá reuniões com as turmas para que sejam passadas informações mais específicas e possam ser esclarecidas dúvidas dos estudantes, bem como de seus pais/ responsáveis. Os encontros serão pelo Google Meet, em link a ser enviado nos grupos de mensagens das turmas, e acontecerão nos seguintes horários:

  • Turmas de 1º ano: quarta-feira, dia 5 de janeiro, às 17h
  • Turmas de 2º ano: quinta-feira, dia 6 de janeiro, às 10h
  • Turmas de 3º ano: quinta-feira, dia 6 de janeiro, às 17h

 

Vacinação

O retorno às Atividades Presenciais Não Adaptáveis ao Modelo Remoto no IFF obedece o Plano de Contingência Local e as resoluções nº 54/2021 e nº 58/2021, que estabelecem as normas e orientações do Instituto para o retorno gradual e seguro.

Para o acesso às atividades presenciais é obrigatória a apresentação prévia pelos estudantes de documento constando o esquema vacinal completo ou parcial, conforme calendário de vacinação local, contra a Covid-19, podendo ser:

I - o cartão físico de vacinação fornecido no posto onde a pessoa foi vacinada;

II - o certificado nacional de vacinação de Covid-19, disponível no aplicativo ou na versão web do Conecte SUS Cidadão;

III - eventuais documentos comprobatórios de vacinação que venham a ser instituídos pela autoridade pública competente; ou

IV - laudo que ateste restrição médica à vacinação contra a Covid-19 e que está apto à participação nas atividades presenciais