CAMPUS MARICÁ

Pesquisa Científica

IFF Maricá, Prefeitura e Faperj estudam ampliação do Programa Jovens Talentos

por Campus Avançado Maricá com Comunicação Social da Reitoria publicado 22/03/2018 11h18, última modificação 22/03/2018 11h57
As instituições promoveram uma discussão sobre uma potencial nova modalidade de fomento à pesquisa científica oferecida pelo Programa Jovens Talentos, porém voltada ao Ensino Fundamental.
IFF Maricá, Prefeitura e Faperj estudam ampliação do Programa Jovens Talentos

O encontro ocorreu no Campus Avançado Maricá, no dia 14 de março de 2018.

O IFFluminense Campus Avançado Maricá promoveu, no dia 14 de março de 2018, o encontro entre os representantes do Programa Jovens Talentos, da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj), do IFFluminense e das Secretarias de Educação e Comunicação, Ciência e Tecnologia do município.

O objetivo foi promover a discussão de uma potencial nova modalidade de fomento à pesquisa científica oferecida pelo Programa Jovens Talentos, porém voltada ao Ensino Fundamental, com moldes similares do atual programa, já concretizado e de grande sucesso e aderência. Desta forma, um dos municípios contemplados será Maricá.

Com a oportunidade do encontro, o secretário de Comunicação, Ciência e Tecnologia, Sérgio Luiz de Oliveira Mesquita e sua assessora técnica, Renata Toledo Pereira, dividiram com o grupo a experiência recente vivida, com apoio do Campus Maricá, na primeira edição do projeto Novos Pesquisadores, ocorrido em 2017. Adicionalmente, a secretária de Educação do município, Adriana Luiza da Costa, apresentou possibilidades da rede municipal engajar na nova proposta do programa da Faperj, ainda em construção e coordenado por Jorge Belizário.

O coordenador de Pesquisa, Extensão, Cultura e Inovação, André Felipe Figueira, mediou o encontro. André analisa que "o programa Jovens Talentos já é uma realidade consolidada em nosso campus desde 2015. Ele fortalece os laços do tripé Ensino, Pesquisa e Extensão e torna o convívio com a pesquisa mais próximo. A ampliação para outros segmentos do ensino torna-se um desafio, porém com muita vivência".

Já a secretária Adriana da Costa comenta que "o programa Jovens Talentos inova mais uma vez ao permitir que o Ensino Fundamental possa ingressar no mundo da pesquisa científica, levando-os a ouvir, a escolher, a analisar, a tomar decisões e assumir as consequências das suas escolhas, contribuindo de forma positiva ao seu crescimento pessoal, acadêmico e à coletividade. Envolver os estudantes a participarem cada vez mais da sociedade de forma consciente e crítica é primordial para a construção de uma sociedade mais igualitária", enfatiza.