CAMPUS MARICÁ

Certificação

IFF Maricá realiza formatura de 124 alunos do Curso de Libras promovido em parceria com a Prefeitura

por Comunicação Social do Campus Avançado Maricá com Ascom da Prefeitura de Maricá publicado 26/09/2022 09h00, última modificação 26/09/2022 09h53
Curso de Formação Inicial e Continuada teve duração de nove meses e capacitou familiares de pessoas surdas, servidores públicos e a população em geral, fomentando também a inclusão social.
Formatura dos alunos de Libras

A cerimônia aconteceu no auditório do IFF Maricá

A noite desta sexta-feira, dia 23 de setembro, foi de formatura no Instituto Federal Fluminense (IFF) Campus Avançado Maricá. Ao todo, 124 alunos do Curso de Formação Inicial Continuada (FIC) em Libras - a Língua Brasileira de Sinais - receberam o certificado de conclusão da capacitação, em cerimônia realizada no auditório do campus.

O curso foi promovido pelo IFF e a Prefeitura de Maricá, por intermédio da Secretaria de Políticas Inclusivas, em parceria com a ONG Con-Tato, com o objetivo de capacitar familiares de pessoas surdas, servidores públicos e a população em geral, fomentando também a inclusão social. Ao longo de nove meses, os participantes tiveram aulas presenciais e remotas sobre Libras em nível básico e intermediário.

Servidora da Direção de Ensino, Pesquisa e Extensão do IFF Maricá, a técnica em assuntos educacionais Luciane Almeida foi uma das formandas da noite.

"Eu iniciei o curso com conhecimento zero de Libras e, apesar de ainda não termos um aluno surdo no campus, vejo como fundamental essa formação, ainda mais sendo oferecida pelo próprio IFF. O curso foi extremamente proveitoso e, agora, minha vontade é seguir para a formação avançada", contou a servidora, logo após receber seu certificado.

Capacitação e difusão da língua

O reitor do IFF, Jefferson Manhães de Azevedo, destacou a importância de o Instituto atuar em parceria com o Poder Público Municipal na oferta de capacitação profissional com inclusão social.

“A nossa instituição busca incluir os jovens e valoriza o saber. E, hoje, é um grande presente para a nossa instituição poder fazer parte da construção do processo de inclusão. Esses alunos estão dando oportunidades para que todos possam sair de um mesmo ponto: Políticas Públicas”, afirmou o reitor.

O secretário de Políticas Inclusivas, Clauder Peres, destacou ainda o fato de a cerimônia estar sendo realizada no dia em que é comemorado o Dia Internacional das Línguas de Sinais.

“É uma imensa alegria entregar esses certificados hoje, um momento que me dá esperança e que mostra pessoas interessadas em saber, ajudar e conseguir se comunicar com os outros. Maricá é uma cidade inclusiva!”, disse o secretário.

Também participaram da formatura o diretor-geral do IFF Maricá, Emerson Brum; o diretor de Ensino, Mendel Aleluia; o diretor de Administração e coordenador do curso de Libras, Celio Nogueira; e a secretária Municipal de Educação, Adriana Costa, entre diversas outras autoridades.

O curso de formação em Libras atende a lei 10.426/2002 e o decreto nº 5.626/2005, que estabelecem o reconhecimento e a difusão da língua, oportunizando, de forma pública e gratuita, a capacitação da população de Maricá.