CAMPUS MARICÁ

Notícias

Evento

IFF Maricá recebe especialista em educação inclusiva para roda de conversa sobre metodologias ativas

por Comunicação Social do Campus Avançado Maricá publicado 13/09/2022 11h05, última modificação 15/09/2022 12h17
Atividade faz parte da programação do Seminário de Metodologias Ativas na Educação Ambiental, que acontecerá até sexta-feira, dia 16, no Campus Avançado Maricá.
Evento sobre Metodologias Ativas no IFF Maricá

A roda de conversa abriu oficialmente o evento no campus

O Instituto Federal Fluminense (IFF) Campus Avançado Maricá recebeu nesta segunda-feira, dia 12 de setembro, o professor português José Pacheco, referência mundial em educação inclusiva e práticas pedagógicas inovadoras, para uma roda de conversa que marcou a abertura do Seminário de Metodologias Ativas na Educação Ambiental do campus. A programação segue até a próxima sexta-feira, dia 16.

A roda de conversa contou ainda com a participação da professora da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Cleo Lima; do gerente de Regulação Ambiental Secretaria Municipal de Educação de Maricá, professor Marcos Lacerda; e da educadora ambiental do projeto Rendas do Petróleo Fharah Mahrmud, entre outros profissionais da Educação, além de alunos e servidores do IFF Maricá.

Os estudantes participaram, na sequência, das oficinas pedagógicas EmTendas, que fazem parte do projeto Rendas do Petróleo, e foram montadas nas salas de aula, com atividades lúdicas como jogos e dinâmicas de grupo para tratar de questões ambientais.

A programação inclui também as seguintes atividades:

Terça-feira, dia 13: Oficinas EmTendas, às 9h e às 13h30;

Quarta-feira, dia 14: a partir das 8h, Exposições “O Papel das UCs na Educação Ambiental” (INEA/ PESET); "Projeto AEQUOR: o futuro começa agora! Revitalização da Lagoa de Araçatiba e sua biodiversidade bentônica"; e palestra “Os Serviços Ecossistêmicos prestados pelas UCs”, com o geógrafo Ricardo Voivodic, gestor do Parque Estadual da Serra da Tiririca.

Quinta-feira, dia 15: a partir das 8h, visita técnica de alunos do Curso Técnico em Meio Ambiente à Fazenda Ibiaci. Às 15h, palestra “Esse Rio é meu!”, com Silvana Gontijo, da Planetapontocom.

Sexta-feira, dia 16: às 10h, palestra online “O Sociodrama Primário como Metodologia Ativa para Contextos Extremos”, com Antonia Benedita Teixeira (Escola Socioemocional Socionômica/RIPERC) e Harrysson Luíz da Silva (UFSC/RIPERC: Rede Internacional de Pesquisa Resiliência Climática). Às 14h, palestra “O Projeto da Universidade do Mar”, com - Sérgio Ricardo (Baía Viva). Palestra de encerramento, às 15h, “Câmara Técnica Costeira – CTCOST do Comitê da Bacia Hidrográfica da Baía de Guanabara e Sistemas Lagunares de Maricá e Jacarepaguá: Iniciativas e primeiros passos para implantação”, com Paulo Harkot.

As atividades são voltadas a alunos e servidores do IFF Maricá e não é necessário efetuar a inscrição previamente.