CAMPUS MARICÁ

Notícias

Parceria

IFF Maricá abrigará estação meteorológica do novo sistema de monitoramento da Prefeitura

por Comunicação Social do Campus Avançado Maricá publicado 09/03/2022 17h58, última modificação 09/03/2022 20h19
O campus foi escolhido pela Defesa Civil para abrigar equipamento em que serão coletados dados para o monitoramento de índices de chuva, vento, umidade e temperatura, entre outros, na região.
Defesa Civil no IFF Maricá

Técnicos da Defesa Civil estiveram no campus para definir com a gestão o local de instalação do equipamento

O Instituto Federal Fluminense (IFF) Campus Avançado Maricá foi escolhido pela Defesa Civil do município para abrigar uma estação meteorológica completa, em que serão coletados dados para auxiliar no monitoramento de índices de chuva,  vento, umidade e temperatura, entre outros, na região.

A estação faz parte de um projeto de mapeamento da Prefeitura que terá outros cerca de 30 pontos de medição em todo o município, sendo algumas estações meteorológicas completas, como a que ficará no IFF, e outras específicas de alerta e alarme hidrológico e geológico, além de estações hidrológicas.

Nesta quarta-feira, dia 9 de março, uma equipe da Defesa Civil esteve no campus para definir junto à gestão do IFF o local de instalação do equipamento. Toda a coleta de dados será feita pela Prefeitura, mas a ideia é que as informações possam ser usadas também em aulas práticas dos estudantes do Curso Técnico em Meio Ambiente.

"O fato de nosso campus ter sido escolhido para fazer parte desse projeto tão importante da Prefeitura de Maricá é, certamente, mais um passo consolidando nossa parceria com o poder público municipal e, também, uma oportunidade para nós, que temos um Curso Técnico Integrado em Meio Ambiente, de aprimorarmos de forma mais direta a formação de nossos estudantes nesse contexto do conhecimento sobre os ecossistemas locais", explica o diretor de Ensino, Pesquisa a Extensão do Campus Avançado Maricá e também professor de Geografia, Mendel Aleluia, que acompanhou a visita técnica dos profissionais da Defesa Civil.

A previsão é que o projeto da Prefeitura tenha início até o fim do ano, com o novo sistema aprimorando a quantidade e qualidade de dados sobre o clima, para embasar as ações da Secretaria de Proteção e Defesa Civil na prevenção dos danos causados nos períodos de maior incidência de chuvas na região.