CAMPUS MARICÁ

Portas Abertas

IFF Maricá retoma programa de visitas guiadas para escolas do Ensino Fundamental

por Comunicação Social Campus Avançado Maricá publicado 10/06/2022 15h39, última modificação 10/06/2022 15h39
Alunos do 9º ano da Escola Municipal Vereador João da Silva Bezerra participaram nesta sexta-feira, dia 10, de um bate-papo sobre os cursos, além de conhecerem a estrutura do IFF Maricá.
Visita guiada ao IFF Maricá

Os estudantes do Ensino Fundamental puderam conhecer um pouco mais sobre o IFF na visita

O Instituto Federal Fluminense (IFF) Campus Avançado Maricá está novamente de portas abertas para as visitas. Na manhã desta sexta-feira, 10 de junho, o programa de visitação guiada ao campus foi retomado após dois anos de suspensão, em decorrência dos reflexos da pandemia. E a estreia foi com um grupo de 18 alunos do 9º ano da Escola Municipal Vereador João da Silva Bezerra, que participou de um bate-papo sobre os cursos e a estrutura do IFF Maricá, além de percorrer diferentes espaços, como o bloco de salas de aula e os laboratórios.

Segundo a professora de Língua Portuguesa da Rede Municipal de Maricá Alessandra Vieira, que organizou a visita guiada junto com o colega da área de Matemática Pedro Barros, o objetivo é estimular os estudantes a participarem da seleção de ingresso para o Instituto.

"Estamos trabalhando, ao longo deste ano, também na preparação desses alunos para que possam ter sucesso nos processos seletivos de escolas de excelência do Ensino Médio, como o IFF. Essa visita às instalações do campus é fundamental para que eles conheçam as oportunidades que são oferecidas pelo Instituto e fiquem ainda mais motivados em fazer a prova de seleção", explicou a professora.

Experiência compartilhada

Ao longo da visita, os estudantes participaram de um bate-papo com o coordenador de Apoio Acadêmico do IFF Maricá, Gabriel Gonçalves, e com a coordenadora Pedagógica e de Assistência Estudantil, Elizabethe França, além do aluno do 3º ano em Edificações Luis Henrique dos Santos Leite, que contou um pouco sobre sua experiência nesses três anos de curso.

"Foi muito bom participar desse bate-papo com eles, porque lembrei do dia em que era eu ali do outro lado. Desde 2017, eu fazia planos de vir estudar no IFF. Cheguei a participar da inauguração do prédio definitivo, em 2019, a convite da minha escola na época e também estive em uma visita guiada no mesmo ano. Poder passar um pouco da minha experiência para eles é muito gratificante", contou Luis Henrique.

Aos 14 anos, a aluna da Rede Municipal Yasmim do Carmo também faz planos para quando terminar o Ensino Fundamental. Ela, que já tem um irmão mais velho cursando o 1º ano no IFF Maricá, pretende fazer o processo seletivo para o Curso Técnico Integrado em Meio Ambiente este ano.

"Eu adorei a visita, até porque pude tirar minhas dúvidas e me explicaram muita coisa que ainda não sabia sobre os cursos. Meu irmão sempre me estimulou a vir estudar aqui também, mas hoje me sinto ainda mais motivada", afirmou Yasmim.

As escolas interessadas em participar do programa de visitação guiada ao IFF Maricá podem entrar em contato pelo e-mail gabinete.marica@iff.edu.br.