CAMPUS MARICÁ

Atividades Presenciais

IFF Maricá retomará aulas presenciais de seus cursos técnicos a partir de segunda-feira, dia 14/02

por Comunicação Social do Campus Avançado Maricá publicado 10/02/2022 11h45, última modificação 10/02/2022 12h39
Data de retorno das aulas presenciais varia para cada uma das turmas, e estudantes devem ficar atentos ao cronograma e horários das atividades desta primeira semana.
Atividades Presenciais no IFF Maricá

A partir da próxima segunda-feira, dia 14 de fevereiro, serão retomadas as aulas presenciais no Instituto Federal Fluminense (IFF) Campus Avançado Maricá, para finalização do ano letivo de 2021, após a suspensão em janeiro decorrente do agravamento dos índices de contágio da Covid-19 no município. O retorno será gradual, conforme critérios definidos no Protocolo de Biossegurança do IFF, tendo parte das aulas ministradas presencialmente — por meio das chamadas Atividades Pedagógicas Presenciais (APP) —, e a outra parte mantida no formato remoto, com Atividades Pedagógicas Não Presenciais (APNP).

Cada uma das turmas dos Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio terá um encontro presencial na semana, distribuídos em conformidade com os critérios estabelecidos no plano de retorno gradual e seguro e obedecendo o limite estabelecido para a Fase 2 pelo Protocolo de Biossegurança do IFF, que é de 20% do total de alunos do campus frequentando atividades presenciais de forma simultânea.

O dia de início das APP para cada turma obedecerá o seguinte cronograma:

• 1º ano de Edificações: segunda-feira, dia 14/02
  • 2º ano de Edificações: terça-feira, dia 15/02
  • 3º ano de Edificações: sexta-feira, dia 18/02
  • 1° ano de Meio Ambiente: quinta-feira, 17/02
  • 2° ano  de Meio Ambiente: quarta-feira, 16/02

As atividades presenciais acontecerão no turno da tarde, das 13h às 17h. Os estudantes deverão comparecer ao campus apenas nos dias estipulados para as aulas presenciais de sua turma. Para garantir a segurança de toda a comunidade que atuará presencialmente na instituição, estudantes e servidores deverão respeitar o Protocolo de Biossegurança do IFF. A permanência no campus ficará restrita aos horários das atividades, e o uso de máscaras será obrigatório durante todo o tempo.

Vacinação

O retorno às Atividades Presenciais Não Adaptáveis ao Modelo Remoto no IFF obedece o Plano de Contingência Local e as resoluções nº 54/2021 e nº 58/2021, que estabelecem as normas e orientações do Instituto para o retorno gradual e seguro.

Para o acesso às atividades presenciais é obrigatória a apresentação prévia pelos estudantes de documento constando o esquema vacinal completo ou parcial, conforme calendário de vacinação local, contra a Covid-19, podendo ser:

I - o cartão físico de vacinação fornecido no posto onde a pessoa foi vacinada;

II - o certificado nacional de vacinação de Covid-19, disponível no aplicativo ou na versão web do Conecte SUS Cidadão;

III - eventuais documentos comprobatórios de vacinação que venham a ser instituídos pela autoridade pública competente; ou

IV - laudo que ateste restrição médica à vacinação contra a Covid-19 e que está apto à participação nas atividades presenciais

Os estudantes que ainda não entregaram o comprovante deverão enviá-lo, o mais breve possível, para o e-mail vacina.marica@iff.edu.br.

Avanço para a Fase 3

Ao longo das próximas semanas serão feitas novas análises do cenário pandêmico para decisão sobre o avanço do IFF Maricá para a Fase 3 do plano de retorno. Na Fase 3, o limite estabelecido pelo Protocolo de Biossegurança do IFF é de até 60% do total de estudantes do campus frequentando atividades presenciais de forma simultânea.

O IFF Maricá precisou suspender as atividades presenciais em janeiro, como forma de precaução pelo agravamento da pandemia na região, usando como base os critérios estabelecidos no Protocolo de Biossegurança do Instituto. Alguns desses critérios foram alterados pelo Conselho Superior na Resolução Nº 1/2022, de 4 de fevereiro de 2022, permitindo ao campus, agora, a retomada da Fase 2. Ao longo dos últimos dias, foram realizadas diversas reuniões com servidores e representantes dos alunos para reorganização do planejamento pedagógico e retomada das aulas presenciais.