CAMPUS MARICÁ

Vem pro IFF

IFF Maricá terá live nesta quinta, dia 15, para sanar dúvidas de candidatos sobre processo seletivo

por Comunicação Social do Campus Avançado Maricá publicado 13/09/2022 11h24, última modificação 13/09/2022 12h22
Transmissão online terá início às 18h30, no canal oficial do campus no Youtube e no Facebook, e é aberta a todos os interessados em ingressar nos Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio do campus.
Processo Seletivo para cursos técnicos no IFF Maricá

Na próxima quinta-feira, dia 15 de setembro, às 18h30, será realizada uma transmissão online no canal oficial do Instituto Federal Fluminense (IFF) Campus Avançado Maricá no Youtube e no Facebook, voltada aos interessados em participar do processo seletivo para ingresso nas turmas de 2023 dos Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio do campus. O acesso poderá ser feito pelo link youtube.com/iffmarica e em facebook.com/iffmarica.

Na live, o coordenador local do processo seletivo, Gabriel Gonçalves, responderá dúvidas dos candidatos sobre tópicos como inscrições, isenção da taxa, requisitos e provas de seleção, além de detalhar informações importantes que constam no edital. As perguntas poderão ser enviadas, ao longo da transmissão, pelo chat do Youtube. Para quem não puder acompanhar ao vivo, o vídeo ficará disponível, na íntegra, no mesmo canal, após o fim da transmissão.

Além disso, é possível a qualquer momento enviar dúvidas sobre o processo seletivo para o e-mail da Comissão Organizadora (candidato.marica@iff.edu.br) ou pelo Whatsapp (21-99692-4602). É importante também que os candidatos leiam atentamente o EDITAL, onde estão todos os detalhes da seleção.

Inscrições abertas até 17/10

O Processo Seletivo 2023 do IFF Maricá está com inscrições abertas até 17 de outubro. As vagas são para os Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio em Edificações e em Meio Ambiente, que têm duração de três anos e aulas em período integral (manhã e tarde). Para se candidatar, é preciso ter concluído ou estar terminando o Ensino Fundamental.

O que são Cursos Técnicos Integrados? Nessa modalidade, os estudantes cursam o Ensino Médio no IFF junto com as disciplinas técnicas e saem com o certificado de técnicos ao fim da formação. Esse certificado também vale como comprovação de conclusão do Ensino Médio, podendo ser usado por quem for prestar Vestibular ou concursos públicos, por exemplo.

As inscrições são pelo site www.inscricoes.iff.edu.br. Uma novidade é que o Portal de Inscrições foi reformulado para facilitar o acesso dos candidatos e está integrado com o Portal gov.br. A partir de agora, para entrar no Portal de Inscrições e se inscrever em um processo seletivo, o usuário tem que fazer login único utilizando o CPF e senha cadastrados no Portal gov.br. O IFF preparou um vídeo com um tutorial, que pode ser acessado AQUI, mostrando o passo a passo para fazer esse cadastro.

O valor da taxa de inscrição é de R$ 30,00. A confirmação da inscrição do candidato será realizada mediante o pagamento de taxa, por meio de Guia de Recolhimento da União (GRU), em qualquer agência do Banco do Brasil, até o dia 21 de outubro e durante o horário de expediente bancário. A GRU deverá ser emitida no ato da inscrição.

Isenção da taxa - Até 23 de setembro, será possível fazer a solicitação de isenção da taxa, durante o procedimento de inscrição pelo Portal de Inscrições do IFF, observando as recomendações apresentadas no edital. Para pedir a isenção, é necessário cumprir os requisitos da legislação vigente, como estar inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) e ser membro de família de baixa renda, nos termos do Decreto nº 6.135, de 26 de junho de 2007.

Este ano, o processo seletivo volta a ser realizado por meio de aplicação de provas presenciais, que estão marcadas para o dia 4 de dezembro, das 9h30 às 12h30. Para os candidatos aos Cursos Técnicos Integrados, a prova terá 40 questões objetivas de múltipla escolha, sobre conteúdos dos anos finais do Ensino Fundamental, referentes às disciplinas de Língua Portuguesa, Matemática, Ciências Naturais, História e Geografia.

Também é possível conhecer um pouco mais sobre os cursos do IFF Maricá acessando as páginas: Edificações e Meio Ambiente.