CAMPUS MARICÁ

Formação Inical

Mais de 3 mil inscritos em curso de formação em Libras oferecido no IFF Maricá

por Comunicação Social do Campus Avançado Maricá publicado 27/10/2022 15h50, última modificação 27/10/2022 15h52
Capacitação é uma parceria do Instituto com a Prefeitura de Maricá e tem, nesta edição, 200 vagas disponíveis.
Capacitação

A segunda edição do Curso de Formação Inicial e Continuada (FIC) em Libras, a Língua Brasileira de Sinais, recebeu 3.044 inscrições de interessados em participar da capacitação, que é oferecida em parceria pelo Instituto Federal Fluminense (IFF) Campus Avançado Maricá e a Prefeitura de Maricá, por intermédio da Secretaria de Políticas Inclusivas, com a ONG Con-Tato, responsável pela execução do Centro de Referência em Políticas Inclusivas (CRPI).

O prazo de inscrições para as 200 vagas disponibilizadas nesta edição terminou na última terça-feira, dia 25 de outubro. Os classificados receberão um e-mail entre os dias 31 de outubro e 4 de novembro, com as orientações sobre o envio da documentação necessária para a matricula.

O contato será feito incialmente apenas com os candidatos enquadrados como público prioritário, que são os familiares de pessoa surda (para o envio da comprovação da deficiência e o parentesco).

Os não-classificados não serão notificados, mas será divulgada, num prazo de até 30 dias, uma lista de espera, com os nomes em ordem cronológica de inscrição no site oficial do Centro de Referência em Políticas Inclusivas de Maricá (www.maricapoliticasinclusivas.com.br) e no site da Prefeitura de Maricá.

As aulas terão início em novembro e acontecerão uma vez por semana, de forma remota (EAD), até julho de 2023, com carga horária total de 160h, sendo voltadas à formação básica/ intermediária dos participantes. A aula inaugural será presencial, no auditório do IFF Maricá, em 12 de novembro, às 10h.

O objetivo do curso é oportunizar capacitação a familiares de pessoas surdas, servidores públicos e a população em geral, fomentando também a inclusão social.

Esta seleção contemplou novos inscritos, servidores do município e alguns dos inscritos da lista de espera do ano passado, sendo requisito para a inscrição ser morador ou trabalhar em Maricá. A classificação dos inscritos foi feita na ordem crescente registrada no sistema, tendo prioridade os familiares de pessoas com deficiência auditiva.