CAMPUS MARICÁ

Capacitação

Mostra de Profissões do IFF Maricá terá palestra e roda de conversa com ex-alunos no sábado, 24/09

por Comunicação Social do Campus Avançado Maricá publicado 23/09/2022 14h42, última modificação 23/09/2022 15h11
Programação do evento, que termina neste sábado, reuniu ao longo da semana uma série de palestras com profissionais das áreas de Edificações e Meio Ambiente, além de visitas técnicas a empresas.
Mostra de Profissões no IFF Maricá

A programação da Mostra de Profissões no IFF Maricá incluiu palestras e visitas técnicas

A Mostra de Profissões 2022 do Instituto Federal Fluminense (IFF) Campus Avançado Maricá termina neste sábado, dia 24 de setembro, com uma atividade especial: ex-alunos voltarão ao campus para compartilhar com os estudantes dos Cursos Técnicos Integrados suas experiências no mercado de trabalho e em cursos superiores de áreas relacionadas à formação técnica. O evento começa às 10h, no auditório, com a palestra "Pré-moldados de concreto para construção civil", ministrada pelo ex-aluno Gabriel dos Santos Abrahão, que atua como técnico em edificações na empresa Pentágono.

Em seguida, a partir das 11h, será a vez da mesa-redonda com ex-alunos que seguem trabalhando ou estudando na área do curso técnico. As inscrições são feitas pelo site https://eventos.iff.edu.br/mostradaprofissao2022.

A Mostra de Profissões 2022 teve início na segunda-feira, 19, e ao longo da semana reuniu os estudantes do IFF Maricá numa ampla programação composta por palestras com profissionais das áreas de Edificações e Meio Ambiente, além de visitas técnicas a empresas. Este ano, as atividades voltaram ao formato presencial, após serem realizadas no ano passado de forma remota, pela internet, em decorrência da pandemia.

Para o coordenador do Curso Técnico em Meio Ambiente do IFF Maricá, Renato Jonas, a Mostra de Profissões tem papel fundamental na formação dos estudantes.

"Os alunos estão tendo a oportunidade de conhecer melhor como funciona o mercado de trabalho, ampliando suas perspectivas ao terem contato com profissionais de diferentes áreas em que eles poderão atuar futuramente como técnicos ou mesmo, agora, como estagiários", ressalta o professor.

Contato com o mercado de trabalho

A aluna do 2º ano em Edificações do IFF Maricá Emanuele Moura conta estar aproveitando o evento para conhecer melhor a profissão e as perspectivas de trabalho.

"Ao longo desta semana, a gente está tendo a chance de ficar de frente com nosso futuro. Estão vindo ao IFF diversos profissionais, como engenheiros, arquitetos e técnicos, que têm vivência de empresa, do mercado de trabalho atual. Realmente, está sendo muito importante para nós como estudantes", conta Emanuele, que também participou das visitas técnicas disponibilizadas na programação: "Visitar as empresas abre perspectivas diferentes, até mesmo do que a gente está acostumado a ver em sala de aula, porque temos a chance de conhecer na prática como está o mercado".

As inscrições para as visitas técnicas ficaram entre as mais disputadas pelos alunos nesta Mostra de Profissões. Foram duas atividades disponibilizadas, uma para a empresa NHJ do Brasil, que é pioneira em projetos de Tecnologia Modular e Containers Marítimos, e outra para a Saint-Gobain/ Quartzolit, uma multinacional francesa, presente no Brasil desde 1930, e que tem atuação em segmentos como construção civil. Nas visitas, os estudantes foram acompanhados pelos professores do IFF Maricá Daniela de Paula, Helena Fideles e Victor Justen, e tiveram a oportunidade de participar de palestras com profissionais das empresas, além de atividades práticas.

A coordenadora do Curso Técnico em Edificações no IFF Maricá, Keila Figueira, ressalta a importância do contato dos estudantes com as vivências práticas possibilitadas pelo evento.

"Muitas vezes o estudante está em sala de aula e tem dificuldade em compreender a aplicação do que está sendo ensinado a ele, e se pergunta como e em que momento vai usar aquele conhecimento. O que a gente observa na Mostra de Profissões é que, no contato direto com os profissionais e nas empresas, eles se deparam diversas vezes com situações em que visualizam a aplicação prática de diferentes conhecimentos que vêm sendo adquiridos em aula. E isso é muito importante dentro da formação do técnico", afirma Keila.

A programação completa da Mostra de Profissões 2022 do IFF Maricá está disponível no site do evento, que é o https://eventos.iff.edu.br/mostradaprofissao2022.