CAMPUS MARICÁ

Evento

Sábado letivo no IFF Maricá tem roda de conversa com troca de experiências entre alunos e egressos

por Comunicação Social do Campus Avançado Maricá publicado 27/06/2022 13h16, última modificação 27/06/2022 13h20
Ação realizada pelo projeto IFFaz contou com relatos de cinco ex-alunos do campus, além de abertura com o professor Franklin Medrado e mediação das professoras Raquel Freitas e Isabela Bastos.
Roda de Conversa no IFF Maricá

A roda de conversa aconteceu no auditório do campus

Escolhas, desafios e perspectivas profissionais foram tema de uma roda de conversa entre alunos, ex-alunos e professores do Instituto Federal Fluminense (IFF) Campus Avançado Maricá neste sábado, 25 de junho, com a realização do evento "A vida acadêmica dos egressos no IFF e após o IFF" pelo projeto de pesquisa IFFaz, que é desenvolvido no campus desde 2021, por meio do Programa Jovens Talentos, da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj).

A ação aconteceu no auditório, dentro da programação de aulas do sábado letivo, e reuniu estudantes dos Cursos Técnicos Integrados em Edificações e Meio Ambiente, num debate com a presença de Carlos Miguel Brandão, que atualmente cursa Arquitetura na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ); Marcely Oliveira e Thais da Costa Reis dos Santos, estudantes de Sociologia na Universidade Federal Fluminense (UFF); e Juan Calazans e Nicole Letelba, integrantes do curso de formação de bombeiros militares do Estado do Rio. Todos eles se formaram no IFF Maricá entre os anos de 2016 e 2017 e, na roda de conversa, puderam contar um pouco de suas trajetórias desde o ingresso no Instituto.

"Essa roda de conversa é uma ação de intervenção do IFFaz com o objetivo de motivar nossos estudantes, trazendo a oportunidade de troca de experiência com quem já passou pela nossa Instituição. Observamos que os ex-alunos reconhecem que o trabalho desenvolvido aqui no IFF vai além da formação técnica, é uma formação para a vida", explica a professora do IFF Maricá e coordenadora do IFFaz, Raquel Freitas.

Oportunidades

O debate contou com abertura do professor licenciado do IFF Maricá e produtor de conteúdo digital Franklin Medrado, que fez um relato sobre os desafios e conquistas desde o início de sua carreira profissional, ainda como estudante do ensino técnico em Edificações, em 2000, passando pela graduação em Ciências Biológicas e o mestrado e doutorado em Educação, até a decisão de se dedicar ao trabalho na internet.

"Aproveitem todas as oportunidades que lhes forem dadas no IFF. Quando você menos esperar, é essa habilidade que vai fazer diferença na sua vida. Seja a capacidade para ler um gráfico, traduzir um texto em inglês ou mesmo a participação em uma oficina textual ou de teatro, quando você menos esperar, essas habilidades que você pôde absorver enquanto fazia sua formação técnica vão te salvar", ressaltou o professor Franklin em sua fala aos estudantes.

Mediadora da roda de conversa, a professora Isabela Bastos de Carvalho destacou a importância de os alunos poderem ver os colegas já formados como uma inspiração.

"É muito gratificante ver o sucesso de nossos ex-alunos, ver que estão todos encaminhados e preparados para encarar os desafios da vida adulta. Muitos dos estudantes que participaram da roda de conversa vieram nos contar como foi inspirador ouvir sobre a trajetória dos colegas. A ideia é justamente essa, trazer a inspiração e mostrar que eles também são capazes de ter experiências exitosas", disse a professora.

O diretor de Ensino, Pesquisa e Extensão do IFF Maricá, Mendel Aleluia, também compartilhou a alegria com o sucesso do evento.

"O último sábado foi um dia muito especial para nossa escola. Conversando com os que assistiram, ficou muito forte a impressão de que este evento marcou um reencontro da nossa instituição com ela mesma. Os desafios seguem colocados, mas temos esperança e capacidade de seguir contribuindo com o futuro da juventude", ressaltou o diretor.

O próximo sábado letivo do IFF Maricá está marcado para o dia 9 de julho, com programação de aulas a ser divulgada em breve pelas coordenações de curso.