CAMPUS MARICÁ

Você está aqui: Página Inicial > Nossos campi > Maricá > Pesquisa > Atualizações de questões de raça/etnia na contemporaneidade

Atualizações de questões de raça/etnia na contemporaneidade

por - publicado 27/11/2015 08h43, última modificação 13/09/2017 13h54
PROFESSORA: Aline da Silva Azevedo de Carvalho

RESUMO: A discussão sobre questões de raça/etnia como parte da agenda pedagógica parece ainda ter um “não lugar” nos repertórios discursivos de muitas escolas brasileiras. O presente projeto pretende fazer da pesquisa uma voz, a fim de que o tratamento obrigatório da questão étnica/racial no ambiente escolar, previsto pela lei 10.639/03, não se limite às celebrações do dia da consciência negra. Ele deverá atuar como mediador de uma maior visibilidade para as atualizações das questões de raça/etnia africana na contemporaneidade. Ele pretende dialogar com a comunidade local, com os demais projetos de pesquisa/extensão da Instituição, como o Núcleo de Gênero e como o NEABI (Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas). Em linhas gerais, temos como objetivo: investigar as contribuições dos povos africanos e de dos afrodescendentes nos diversos campos das ciências humanas e exatas e num segundo momento investigar a presença de corpos negros nas mídias sociais.

registrado em: