CAMPUS MARICÁ

Você está aqui: Página Inicial > Nossos campi > Maricá > Pesquisa > Virtuleituras: o ensino-aprendizagem de leitura mediada pelas tecnologias de informação e comunicação

por - publicado 27/11/2015 10h10, última modificação 13/09/2017 14h33
PROFESSORA: Raquel Freitas de Lima

RESUMO: Este projeto insere-se no campo da linguagem e pretende trabalhar com questões ligadas à compreensão leitora, especialmente lidando com textos que circulam em ambientes virtuais. Os alunos bolsistas farão pesquisas de revisão bibliográfica, isto é, de cunho teórico, sobre leitura, Tecnologias da Informação e Comunicação na educação e gêneros textuais em ambientes virtuais. Será feita também a discussão sobre os textos pesquisados, apontando para reflexões sobre (uma possível) crise na leitura (os jovens de hoje não leem?), sobre o ensino-aprendizagem de leitura, entre outras. Objetiva-se que os estudantes selecionados possam ampliar suas capacidades de compreensão leitora e aprender investigando, por meio da articulação ensino e pesquisa. Espera-se do bolsista o gosto pela leitura, vontade de ampliar sua capacidade de compreensão leitora, organização nos estudos para o cumprimento dos prazos a serem estabelecidos e, idealmente, acesso facilitado à internet.

registrado em: