CAMPUS MARICÁ

Você está aqui: Página Inicial > Nossos campi > Maricá > Pesquisa > Mobile Learning: um estudo sobre o uso de aplicativos educacionais para ensinar e aprender inglês

por - publicado 13/09/2017 14h30, última modificação 13/09/2017 14h35
PROFESSORA: Thamiris Oliveira de Araújo

RESUMO: As tecnologias digitais de informação e comunicação (TDICs) avançam a cada dia e já integram nosso cotidiano social, hoje compreendido como cibercultura. Pesquisas que buscam refletir sobre a presença da tecnologia em contextos educacionais se fazem importantes para que a educação possa acompanhar os avanços tecnológicos. A crescente popularização dos smartphones e a inserção dos tablets nas escolas nos convidam a pensar sobre o processo de aprendizagem móvel dentro e fora do ambiente escolar. A partir dessa demanda, a pesquisa proposta discute a relação entre os dispositivos móveis e a aprendizagem da língua inglesa, em especial, através do uso de aplicativos educacionais. Tendo em vista a existência de uma enorme quantidade de aplicativos para dispositivos móveis, gratuitos ou não, voltados para a aprendizagem de inglês, o objetivo da pesquisa é empreender um levantamento desses aplicativos, analisando suas características gerais para o ensino das quatro habilidades linguísticas, a saber, produção escrita, produção oral, compreensão escrita e compreensão oral, dentre outros aspectos pertinentes aos aplicativos, como feedback, acessibilidade, preço e nivelamento. Outro objetivo deste estudo é investigar o uso de aplicativos educacionais para o ensino e aprendizagem de inglês em diversos lugares do mundo, através da leitura de livros didáticos, teses, periódicos e blogs educacionais. Busca-se, assim, contribuir para a reflexão teórica e prática sobre as possibilidades e dificuldades do uso de aplicativos educacionais para fins pedagógicos.

registrado em: